QUAL A DIFERENÇA ENTRE BALUN PASSIVO E ATIVO ?
QUAL USAR?

BALUNS DE VIDEO

O sistema de cabeamento estruturado é o termo usado para descrever as redes de cabos de pares trançados não blindados (UTO), projetadas de forma a permitir serviços de comunicações internas em prédios, casas, apartamentos, etc., que incluem voz, vídeo e dados. Os cabos UTP oferecem meios tecnicamente superiores de transmissão e podem ser usados em configurações de rede simples, sendo facilmente disponíveis e possuem uma relação custo-benefício melhor quando comparado ao coaxial. Por estas razões a tecnologia da transmissão de vídeo de CFTV pode explorar as vantagens intrínsecas do cabo de rede UTP, para oferece um meio extremamente eficaz de transmissão em relação ao cabo coaxial.

A evolução dos sistemas estruturados de cabo UTP que usam CAT5e para dados e telecomunicações oferecem aos projetistas de sistemas de vigilância com câmera, uma forma avançada de instalar CFTV. Portanto, as redes de vídeo com cabo UTP podem fornecer uma solução direta para os problemas de longa distância, grande quantidade de câmeras e eventuais ampliações do sistemas e assim reduzir drasticamente os custos de instalação e manutenção. Os projetos de CFTV baseados em cabeamento estruturado UTP beneficiam-se de várias vantagens:

1. Um custo mais baixo do cabo por metro em comparação a cabos coaxiais e os respectivos cabos associados para alimentação, controle (telemetria, PTZ) e áudio, isto é, um cabo UTP carrega todos os sinais.

2. A redução no custo da mão de obra devido à facilidade de instalar cabos multi-pares UTP, em comparação a massa de cabos coaxiais separados.

3. Potencialidade de futura expansão do sistema simplesmente conectando a um cabo UTP ao ponto o mais próximo da distribuição.

4. Todos os cabos UTP são codificados por cor o que torna a instalação e a manutenção mais fácil e rápida.

5. Os cabos UTP ocupam menos espaço do que os coaxiais. Dependendo da quantidade de câmeras em um mesmo ponto pode se utilizar cabos acima de UTPCat5e. Um cabo UTPCat5e é “equivalente” a 03 cabos coaxiais e um de energia para câmeras.

6. Flexibilidade de funcionamento do cabo. Sinais múltiplos podem ser transmitidos no mesmo cabo UTP, internamente ou entre diversos prédios sem nenhuma interferência induzida nos sinais de vídeo.

7. Transporte mais fácil ao local de instalação devido ao menor peso/quantidade do cabo UTP em relação ao coaxial.

8. O envio dos sinais de vídeo, áudio, controle e alimentação através de um cabo UTP, pode (tipicamente) reduzir o custo a um quarto quando o mesmo é comparado a utilização do cabo coaxial. Por exemplo: um cabo UTP de 4 pares pode transmitir o sinal de 3 câmeras ou em alguns casos até 4 câmeras, ou seja uma redução de infra-estrutura necessária na ordem de aproximadamente 4×1. Assim como é possível transmitir o sinal de 25 câmeras em um único cabo se usado o cabo UTP de 25 pares para a mesma localidade ou a transmissão em conjunto com outros sinais como áudio, dados para PTZ e alimentação para a câmera por exemplo.

9. A distribuição da alimentação através de pontos centrais elimina a instalação de fontes de alimentação para cada câmera, o que utiliza-se nobreak, mantendo as câmeras ligadas em caso de falha ou perda temporária de energia elétrica na localidade instalada.

10. Combinando os benefícios de usar cabo UTP com as características dos baluns para a transmissão de vídeo que incluem atributos tais como proteção contra surtos e raios, imunidade ao “cross-talk” e ao ruído e a melhor rejeição a interferência, demonstram que a solução da transmissão de vídeo via cabo UTP no tradicional cabo coaxial.

 

Transmissão de sinal de vídeo sobre cabo UTP:

Para usufruir das vantagens da transmissão de sinais sobre o cabo UTP foram desenvolvido os conversores de vídeo, ou como também são conhecidos, baluns (parceiro de impedância).
O conversor de vídeo é responsável pelo parceiro da impedância do sinal gerado pela câmera do sistema CFTV que é um sinal não balanceado de 1Vpp e 75 Ohms para o cabo UTP de 100 Ohms. O conversor também divide o sinal, dessa forma temos 1Vpp/2 a 100Ohms, transformando um sinal não balanceado em balanceado daí vem à outra denominação “balun” (junção do inglês balanced–unbalanced).

Através do sinal balanceado é possível transmitir a imagem da câmera do circuito fechado de televisão (CFTV), com qualidade, até próximo dos 3.000 metros, além de garantir imunidade contra interferências externas e atenuação de sinal.

Os baluns possuem características incorporadas, tais como filtros passivos, proteção contra descargas atmosféricas, além da transmissão dos sinais de áudio, telemetria (PTZ –Pan & Tilt e Zoom) e alimentação.

Tipos de conversores de vídeo (baluns):

Passivos

Não requerem alimentação para seu funcionamento, são compostos pelo conversor de sinal e por um protetor de surto. Não existe distinção entre o transmissor e o receptor.

Balun Passivo – Individual

Balun Passivo Padrão

Balun Passivo Padrão

Balun Passivo Intelbras

Balun Passivo Intelbras

Balun Passivo – Rack

Balun Passivo Rack - 16canais

Balun Passivo Rack – 16canais

 

Ativos

Necessitam de alimentação 12VDC, são compostos por transmissor e receptor, que possuem filtros ativos e protetores de surto. Sendo o sinal convertido e amplificado eletronicamente, além de possuir ajuste de ganho do sinal transmitido (transmissor). O receptor possui regulagem do sinal que chega (nitidez e brilho).

Balun Ativo Tecvoz

Balun Ativo Tecvoz

 

Distâncias de Referência

cftv_tabela_referencia

Nota:

As distâncias acima discriminadas são valores de referência. Variações para mais ou para menos podem ocorrer em virtude da qualidade da câmera, do cabo de par trançado (UTP), das condições e do ambiente da

instalação.

 

Dúvidas Frequentes

Porquê usar cabos UTP?

  • Instalação da fiação mais fácil e rápida;
  • Diminuição no custo da mão de obra;
  • Manutenção mais simples;
  • Maior distância de transmissão;
  • Melhor imunidade à ruído;
  • Múltiplos sinais de vídeo no mesmo cabo;
  • Transmissão de sinais de dados RS485/RS422/RS232;
  • Transmissão de alimentação;
  • Aproveitamento do cabeamento estruturado pré-existente.

 

2. Onde usar cabos UTP?

  • Construções com sistema de cabeamento estruturado;
  • Instalações com muitas câmeras ou câmeras únicas;
  • Áreas com alta interferência: como: Escolas, hospitais, campus universitários, elevadores, indústrias, shoppings, estacionamentos; controle de tráfego, etc.

 

3. Comparações:

  • Condutores menores;
  • Codificação por cor;
  • Maior imunidade a interferências;
  • Baixo custo do cabo;
  • Instalação mais simples;
  • Longas distâncias de transmissão (até 3km).

 

4. Transmissão de CFTV com Balun de vídeo:

  • Para usufruir das vantagens da transmissão de sinais sobre o cabo UTP foram desenvolvidos os conversores de vídeo, ou como também são conhecidos, baluns (parceiros de impedância).

 

O conversor de vídeo é responsável pelo parceiro da impedância do sinal gerado pela câmera que é um sinal não balanceado de 1Vpp e 75 Ohms para o cabo UTP de 100 Ohms. O conversor também divide o sinal, dessa forma temos 1Vpp/2 a 100 Ohms, transformando um sinal não balanceado em balanceado daí vem à outra denominação “balun” (junção do inglês balanced –unbalanced).

 

Através do sinal balanceado é possível transmitir a imagem da câmera de CFTV, com qualidade, até alguns quilômetros, além de garantir imunidade contra interferências externas e atenuação de sinal.

Os baluns possuem características incorporadas, tais como filtros passivos, proteção contra descargas atmosféricas, além da transmissão dos sinais de áudio, telemetria (PTZ –Pan, Tilt e Zoom) e alimentação.

 

Dúvidas que podem ocorrer durante a instalação:

1ª – É POSSÍVEL UTILIZAR FIO DE TELEFONE COMUM SEM SER CABO UTP COM O BALUM DE VÍDEO?

Não é o adequado, mas em certas situações funciona.

 

2ª- É POSSÍVEL ENVIAR ALIMENTAÇÃO PELO CABO UTP?

Sim, existem baluns que tornam esta solução viável para distâncias até 300mts
3ª – PODEM SER EFETUADAS EMENDAS NO CABO UTP?

Sim, podem ser efetuadas emendas mas não recomendado.
4ª – NO CASO DO CABO UTP, O MESMO POSSUI QUATRO PARES, POSSO UTILIZAR UM PAR  PARA ALIMENTAÇÃO E TRÊS PARES PARA VÍDEO?

A alimentação deve ser transmitida por 2 pares

do cabo de rede UTP e os outros 2 pares podem ser utilizados para vídeo

Para esta função podem ser utilizados os baluns de:

– Balun Passivo de Vídeo e Alimentação.
– Kit Balun Passívo de Vídeo, Áudio ou Dados e Alimentação 12Vcc/ 24Vca.

 

-Balun Passivo de Vídeo, Dados e Alimentação de 24VCA para 12VCC.

 

-Balun Passivo de Vídeo, Áudio e Alimentação.

 

-Balun Passivo de Vídeo e Alimentação com Proteção contra Surtos

 

-Balun Passivo de Vídeo c/ 16 Canais e Fonte de Alimentação

 

-Saída 36Vcc.  + Balun Passivo de Vídeo + Conversor 12Vcc.

 

5ª -QUE TIPO DE BALUN DEVE SER UTILIZADO PARA ABRANGER UMA DISTÂNCIA DE 2400m?

Para essa distância usa-se o balun ativo (TX + RX) ou (TX + RX) ou (TX + RX)

 

6ª – QUAL KIT DE BALUNS É INDICADO PARA SER UTILIZADO COM  16

CÂMERAS ?

Se a distância for menor de 400m pode ser utilizado um balun passivo de vídeo com 16 canais ou balun passivo individual.