( imagem: apple.com)

( imagem: apple.com)

Presente em nosso cotidiano os fones de ouvido são companhia daqueles que precisam ouvir músicas, ver vídeos e até jogar sem atrapalharem as pessoas em sua volta. Desta forma, algumas informações importantes precisam ser levadas em conta.

A primeira associação com o fone de ouvido são os problemas de audição. Fazer o uso deles não prejudica sua saúde, mas sim a forma que ele está sendo utilizado.Se por muitas vezes conseguiu identificar a musica que uma pessoa com fone está escutando, este é problema, o volume.

Volumes máximos podem ser prejudiciais para a audição dos usuários,além de causar dor de cabeça, o recomendado é que os fones não sejam usados por um longo período e seu volume esteja em um nível médio.

Os headphones e intra-auriculares são os modelos normalmente mais utilizados, o primeiro modelo cobre as orelhas ficando um pouco mais distante dos canais auditivos e formam uma barreira contra os barulhos externos, já o segundo fica mais próximo do canal, e por algumas vezes ocasionando algum tipo de dor.

Mas enganam-se aqueles que acham que usando apenas um lado do fone estão se prevenindo, muito pelo contrário, o uso incorreto dos fones pode acarretar uma doença chamada labirintopatia, que causa tontura e com o tempo a perda de alguns sentidos auditivos.

Vale ressaltar que ao compartilhar o acessório, bactérias do corpo humano circulam no canal auditivo, e poderão ocasionar possíveis contaminações. O mesmo vale para os fones guardados de maneira irregular, antes de utilizar deve-se fazer a limpeza.

O uso correto dos fones de ouvido é algo que se deve prestar a atenção, principalmente com as crianças, todo cuidado é pouco, o uso com moderação se tornou o mais recomendado afinal os danos à audição são irreversíveis.