(imagem:microsoft.com)

(imagem:microsoft.com)

A luta contra o câncer tem sido uma batalha de anos, médicos e cientistas buscam os melhores remédios, as melhores fórmulas para que a doença seja combatida e a possibilidade de cura possa ser cada vez maior.

O câncer é o aumento descontrolado de células que se multiplicam por uma mutação genética

Com tantas formulações e opções, escolher a melhor e com maior eficiência para tratar cada caso e tipo de doença tem sido um desafio para os médicos,  a Microsoft observando esse problema desenvolveu um projeto de aprendizagem para maquinas  Microsoft Research denominado Hanover.

Seu objetivo é facilitar a busca pelo tratamento correto e principalmente eficaz, observando artigos científicos eles identificam a melhor combinação, a que possa ser mais eficaz no tratamento para ser usada no  paciente determinado.

Combinações efetivas para o tratamento da leucemia mieloide aguda estão sendo investigadas junto ao programa com ajuda dos pesquisadores da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon.

Esta doença há anos causou a morte de pessoas por não ter um tratamento competente.

Ainda na área da saúde, outra proposta a ser desenvolvida, se baseando no mesmo princípio de aprendizagem de máquinas, seria um sistema para ajudar os radiologistas, que possam localizar tumores em evolução e assim programar células que poderão combater tais tumores.

Quando concretizada, essa tecnologia ajudará milhares de pessoas espalhadas pelo mundo, e será mais um artifício contra o câncer.