O nome bluetooth remonta ao século X e tem origem no nome do rei dinamarquês Harald Blatand ou Harold Bluetooth, em inglês. Este rei foi responsável por unir vários povos que viviam em constantes guerras, onde é agora a Noruega, a Suécia e a Dinamarca. Como a tecnologia em questão tinha um propósito semelhante – unir indústrias de computadores, celulares e autômatos – optaram por usar o nome deste rei.

O símbolo foi desenhado por uma empresa escandinava e utiliza a primeira letra do nome do rei, que em alfabeto rúnico é descrito por um asterisco e um B.

Tecnicamente o bluetooth é uma especificação para ligação de acessórios de baixo custo. Foi inicialmente desenvolvido pela Ericsson para a ligação entre celulares e computadores portáteis. Este sistema utiliza uma ligação de rádio de baixa frequência, nos 2,4 GHz, e evita interferências de outros sinais de rádio pois o refrescamento da frequência é efetuado 1600 vezes por segundo entre 79 frequências com intervalos de 1 MHz. O alcance está entre os 10m e os 100m, dependendo do equipamento e do meio ambiente.

Como o bluetooth utiliza a mesma banda das redes wireless, 2,4 GHz, existe alguma preocupação em não existirem interferências entre as normas 802.11, 802.11b e 802.11g, embora o IEEE esteja efetuando estudos de forma que a norma 802.15 (bluetooth) possa coexistir com as normas anteriormente referidas.

Os adaptadores bluetooth que existem para os computadores utilizam a ligação USB para a conectividade ou vêm inseridos na placa principal do PC. Como já foi referido, hoje em dia, esta tecnologia permite a conectividade a baixo custo entre diversos aparelhos, como computadores, celulares, impressoras e fones de ouvido, entre outros.

Adaptador bluetooth para ligação ao celular e fone de ouvido

É possível utilizar os recursos do celular através de um computador para enviar faxes, sincronizar e-mails, transferir arquivos e até receber ou efetuar chamadas, desde que o computador possua colunas e um microfone.

 

Serviços de ma ligação bluetooth

A utilização deste serviço passa por configurar vários itens como o tipo de acesso que temos, como vai ser efetuada a identificação dos componentes, e quais os tipos de serviços a utilizar.

            Para usufruirmos deste serviço temos a necessidade de efetuar o emparelhamento entre os componentes para os mesmos poderem se comunicar.

Algum dos softwares utilizado pode não ser exatamente igual ao demonstrado, pois cada equipamento utiliza os programas do seu fabricante, embora os serviços especificados sejam os mesmos.

Vamos então verificar como podemos utilizar esta tecnologia e respectivos serviços.

bluetooth

Identificação do PC

No acesso ao componente bluetooth, podemos definir se pretendemos que outros computadores tenham acesso ao nosso ou se apenas os que estão emparelhados é que podem usufruir desse serviço. Ao mesmo tempo podemos adicionar novos dispositivos e até definir um som para quando alguém quiser emparelhar o seu equipamento com o computador em questão.

Podemos inclusive definir um tempo de procura para o computador tentar descobrir novos equipamentos e que tipo de equipamento, como computadores, celulares, entre outros. No caso da imagem seguinte, a configuração consiste em procurar novos celulares de 10 em 10 minutos.

 

 

Tipo de acesso

Identificação de novos componentes

Como já foi referido, podemos utilizar vários serviços que o componente emparelhado disponibilize como serviço de fax, transferência de arquivos, entre outros, que estão descritos na figura 3.9.

Associados a estes, estão os serviços locais, ou seja, os serviços que o computador tem disponíveis para comunicação com outro PC ou celular.

Estes serviços são fornecidos de acordo com o equipamento a que o PC está emparelhado.

 

Serviços disponíveis

Se necessitar de informações sobre hardware instalado, pode fazer através de uma identificação (Figura 3.10), como a marca e modelo do dispositivo, respectivo MAC Address e a versão do bluetooth que estamos utilizando.