Neste caso estamos utilizando um router-switch, que vai permitir a ligação à Internet, ligação a computadores através das portas RJ-45 e que tem a particularidade de permitir ligação por wireless.

Esquema de uma rede doméstica

Assim sendo, basta estabelecer a ligação entre o router r o ISP e configurar os PC para terem acesso à rede, ou seja, indicar qual o seu IP e a porta de ligação (gateway-GW) que será o IP do router . A vantagem deste tipo de ligação reside no facto de apenas ser preciso o router estar ligado para qualquer computador ter acesso a Internet. A desvantagem é que nos obriga a adquirir e configurar um router.

Configuração da ligação de um router

router1

            Este tipo de ligação só é possível em duas situações: o router tem uma porta de ligação à linha telefônica ou por cabo, ou o modem a ser utilizado tem obrigatoriamente que possuir uma porta RJ-45 para a ligação ao router.

 

A configuração do router necessita de determinados dados como o nome de utilizador e respetiva senha. Como qualquer ligação, vamos manter a obtenção do número de DNS em automático, pois normalmente não possuímos um IP estático, mas um IP dinâmico.

            Não introduza IP aleatoriamente, pois o acesso à Internet não funcionar e pode causar a desativação do serviço por parte do ISP.

Na eventualidade de o seu IP ser estático, basta introduzir o número de DNS, bem como o IP fornecido pelo IPS para a sua ligação.

 

Em algumas situações, a configuração do router pode parecer uma tarefa um pouco complicada, mas embora o firmware não seja sempre o mesmo, as opções de configuração não mudam, pois um IP é sempre um IP e o DNS é sempre o DNS.

router2

Uma rede de computadores pode ter diversas configurações. Para uso doméstico utiliza-se uma rede ponto a ponto, pois não existe nenhum servidor. Todos os computadores são servidores e clientes ao mesmo tempo. Por sua vez, numa empresa é criado um domínio; os computadores clientes pertencem a esse mesmo domínio, criado num servidor dedicado. Neste capítulo vamos analisar as duas opções e qual delas se aplica melhor a determinada situação.