Especialistas afirmam que um ataque ainda mais forte que o de sexta-feira passada pode acontecer.   O ataque cibernético que ocorreu na sexta-feira, dia 12 de maio, atingiu mais de 125 mil sistemas de computadores, afetando mais de 100 países.

O pesquisador MalwareTech, impediu acidentalmente a propagação do  WannaCrypt, afirma que ameaças de ataques cibernéticos é crescente. “As pessoas precisam urgentemente instalar o ‘patch’ em seus computadores”, reforça o pesquisador, de apenas 22 anos. O “Patch” é como um “botão de emergência”, um programa gratuito que consegue evitar esse ataque. Rob Wainwright, chefe da Europol, pediu para que todos façam as atualizações de seguranças em seus sistemas operacionais.

Como os usuários podem se proteger de futuros ataques:

Mantendo o computador sempre atualizado:

 O ransomware se aproveitou de uma falha do Windows para disseminar o vírus. A Microsoft já havia disponibilizado o “patch”, programa que evitaria esse transtorno, porém muitos usuários não haviam atualizado.

Copie seus arquivos de segurança: 

É uma atitude básica e pode evitar muita dor de cabeça, caso seus arquivos desapareçam em um próximo ataque.

Cuidado com e-mails suspeitos:  

Evite abrir e-mails de pessoas desconhecidas, esse artificio é o mais utilizado para espalhar vírus.

 

Darien Huss, diretor da Proofpoint, espera novos ataques e acredita que esse ataque não foi patrocinado por nenhum governo “Foi um ataque tão simples e tão pouco sofisticado, que isso me leva a crer que se trata de alguém talentoso, mas amador”

Matéria completa do Suporte Gratuito explicando sobre o Ataque Cibernético.

 

Foto: Google

Fonte: JN