A empresa Moon Express lançou seus planos para explorar a lua com robôs e pretende começar até 2020. A empresa foi fundada em 2010 com o objetivo de conquistar o Google Lunar Xprize – uma competição para obter uma nave espacial privada na lua. Embora ainda tenha sua mira nesse prêmio, a Moon Express planejou, além disso uma estratégia para estabelecer seu posto lunar em apenas alguns anos.

Lunar Scout: A primeira missão da empresa, usará o foguete “Electron Rocket Lab” para enviar seu explorador robótico (MX-1E) para aterrar e entregar várias cargas úteis – incluindo o Observatório Lunar Internacional – para a lua. Se completado até o final deste ano e antes dos outros quatro finalistas para o Lunar Xprize, esta missão poderia ganhar a Moon Express o prêmio da competição de US $ 20 milhões.

Lunar Outpost: É a segunda missão planejada, estabelecerá a presença comercial da Moon Express no pólo sul da lua usando seu sistema MX-2. Uma vez configurado, os robôs buscarão água e minerais.

Harvest Moon: Finalmente, a terceira missão, trará amostras da lua de volta a Terra e a Moon Express espera completar esta etapa até 2020.

“A descoberta de água na Lua é um trocador de jogos, não apenas pela viabilidade econômica dos recursos lunares, mas pela economia de alcançar Marte e outros destinos espaciais profundos. A água é o óleo do sistema solar, e a Lua se tornará uma estação de gasolina no céu ” afirma a  Moon Express em seu site. “Quanto às rochas da lua, colhê-las e trazê-las de volta a Terra pode ser um negócio lucrativo para a empresa.” Afirma a empresa em nota.