É normal achar que órgãos e/ou empresas ligados a inteligência tenha uma proteção a mais quanto a informações coletadas pela Web, mas as vezes ocorre algum problema e as consequências são devastadoras. O Departamento de Defesa dos EUA(conhecido popularmente como Pentágono) acabou deixando público dados coletados de 1,8 bilhão de postagens.

 

 

A empresa que descobriu o problema foi a UpGuards, onde a mesma notificou as autoridades no dia 1 de Outubro e revelou para o público no último sábado(18 de novembro). De acordo com a empresa, os dados estavam armazenados em um servidor da Amazon Web Services que estava configurado de forma errada e incluíam informações armazenadas a partir do ano de 2009.

 

 

Apesar de ter sido um número bem expressivo de postagens, não foi encontrada nenhuma informação sensível, o que diminuiu a gravidade do problema. A UpGuards não soube informar se alguma outra empresa ou algum invasor teve acesso aos dados antes de ter corrigido o problema em Outubro pelo Pentágono.

 

A UpGuards salientou que a maioria das postagens estavam relacionadas a postagens sobre o grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS), comentários em postagens da página oficial de Imran Khan (Político Paquistanês) e algumas outras figuras do meio público, entre outros. A boa noticia é que a Amazon, recentemente, adicionou um recurso que informa o responsável por um servidor que o conteúdo está disponível de forma pública, assim sendo, os erros desse tipo não irão se repetir ou se tornarão mais difíceis de acontecer.

 

 

Fonte: TM