Segundo relatório feito pela Verto Analytics, a maior parte dos aplicativos usados por quem tem smartphones com iOS e Android são redes sociais e apps de conversação.

O estudo aponta também que quase a metade das vezes que esses usuários desbloqueiam seus celulares, independentemente de qual o sistema operacional utilizado, logo em seguida algum aplicativo de rede social ou chat é acionado. Apenas 5% das vezes que um smartphone é desbloqueado, o primeiro aplicativo a ser aberto é de entretenimento, como plataformas de streaming de filmes e séries. Em relação a jogos, apenas 4% dos usuários estudados abriram aplicativos de games ao desbloquear o aparelho.

Com esses dados, o estudo chegou à conclusão de que é cada vez mais importante para as empresas manter canais de comunicação com seus clientes através das redes sociais, uma vez que, com o passar dos anos, foi observado que uma menor diversidade de aplicativos são utilizados diariamente, e atualmente vemos as interações sociais no meio virtual se concentrando em aplicativos de grandes empresas, como WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, Hangouts, Telegram e Messenger.

Se, por um lado, é mais fácil para as empresas administrarem seus contatos virtuais com seus clientes através de uma meia dúzia de plataformas, por outro, a era do pós-apps, como estão chamando, traz um pouco de tristeza e preocupação por concentrar tanto poder de informação na mão de poucas empresas privadas.