A versão Beta do Google Maps recebeu uma atualização que trouxe algumas novidades para o serviço de mapas. Além de novos atalhos adicionados à tela inicial da ferramenta, a principal novidade é a possibilidade de adicionar ou remover locais à lista particular de lugares visitados.

Além de conferir como utilizar estes recursos mais abaixo, listamos também algumas especulações de novas funcionalidades que podem surgir em breve como, por exemplo, campos para acrescentar detalhes extras em fotos de alimentos e bebidas, e também consultar informações complementares sobre programas e atrações, com direito a transações feitas diretamente pelo Google Maps. Confira!

Adicionando um lugar

Para remover alguma área previamente visitada, basta ir até o menu “Seus Lugares” e abrir a guia “Visitados”, listando todos os locais detectados pelo Google Maps em que o usuário esteve presente por pelo menos alguns minutos. Caso algum lugar errado apareça na lista, o aplicativo tenta corrigir e sugere um local próximo.

Ao abrir a guia de “Detalhes” de um lugar em que o Google Maps nunca detectou que o usuário esteve antes, será possível adicionar o local à lista de visitados com a opção “Adicionar aos Locais Visitados”. Uma faixa aparecerá em cima do local pesquisado, indicando que a ação foi bem-sucedida e, portanto, marcando a área como visitada.

Removendo um lugar

O botão de “Remover”, por sua vez, permite apagar um lugar da lista de locais visitados. Todavia, a função apenas desvincula o local da conta do usuário, de modo que não é possível eliminar o caminho percorrido do histórico da linha do tempo, por exemplo.

Todas estas ferramentas ainda estão sendo testadas, pois fazem parte do Beta do Google Maps, o que significa que uma atualização definitiva para todos os usuários do aplicativo deve chegar em algum momento.

Possíveis novas funções

O Android Police listou algumas funções que podem ser disponibilizadas no futuro, com base em evidências encontradas dentro do apk do Google Maps. Vale ressaltar que todas as informações abaixo são de caráter especulativo e, portanto, ainda não estão (e podem nem estar) disponíveis no aplicativo futuramente.

Informações detalhadas sobre atrações

Para quem gosta de conhecer restaurantes novos e provar drinks em lugares diferentes, o Google Maps permitirá que o usuário adicione detalhes sobre as fotos de alimentos e bebidas enviadas ao aplicativo. As informações que podem ser agregadas vão desde preço e nome, além, é claro, das recomendações.

O aplicativo também possibilitaria que o usuário reserve um hotel ou que compre ingressos para um filme em cartaz. Atualmente, o Google Maps apenas mostras estas informações, mas redireciona para um meio oficial em que podem ser feitas as transações. Contudo, não está claro se esta opção ofertaria a compra direta por meio do Google Maps (ou um app especifico de compras do Google voltado para estas atrações), ou se apenas continuaria redirecionando a um aplicativo externo, integrado ao sistema.

Pesquisas e direções personalizadas

A “Pesquisa Personalizada” promete definir uma categoria de pesquisa ou até mesmo palavras-chaves para facilitar o recurso. Desta forma, quando este atalho fosse ativado, o aplicativo faria uma pesquisa nas redondezas do local onde o usuário está visitando (ou que está visualizando), recomendando lugares baseados em suas preferências. De acordo com as informações encontradas no apk, seria possível configurar apenas 4 pesquisas personalizadas, inicialmente.

Já os amantes de viagens que não têm muita paciência para planejar os detalhes do programa, a ferramenta “Suas Direções” poderia vir a calhar. O recurso ofereceria a opção de salvar os parâmetros de uma viagem, de modo que o usuário pudesse revisitar as informações do itinerário quando quisesse. Também seria possível criar atalhos para o percurso, e também editar, remover ou exclui-lo.

Busca por avaliações e emojis

Voltando ao assunto comida, esta função ainda não está clara, mas através dela pode ser possível procurar por avaliações em meio aos tantos reviews positivos e negativos de um local. O mistério, porém, reside em como isso pode ser feito: se através de palavras-chaves ou classificação de análises. Além disso, emojis também devem ser permitidos nas avaliações, então resta saber como eles podem ser localizados nas pesquisas.

Direção, tempo e distância

Aos usuários de transporte público, a atualização também traria recursos como instruções para percorrer uma determinada distância com mais detalhes do que antes, e informações sobre aproximadamente quanto tempo um ônibus, trem, metrô ou qualquer outro meio demoraria para chegar ao local onde o usuário supostamente está. Outra característica que o aplicativo pode aplicar é que o Google Maps informe sobre desvios, alertando para possíveis tráfegos e rotas alternativas na área — ou locais em que pode ser possível matar o tempo ao longo do período de espera.

Disponibilidade de espaço vago em estacionamento

Já não é de hoje que a Google vem tentando prever a disponibilidade de vagas em estacionamentos. A função trabalharia da seguinte forma: o aplicativo avisará o usuário sobre um espaço vago na região.