Você deve ter visto nos últimos dias algum amigo compartilhando por aí seu perfil de uma nova rede social chamada Vero, não é mesmo? Mas o que poucos sabem é que o app não é novidade: ele foi lançado em 2016 e só acabou chamando a atenção dos usuários agora. Uma de suas promessas é ser livre de anúncios e de algoritmos, ao contrário do que vem acontecendo cada vez mais intensamente no Facebook, Twitter e Instagram – e justamente por isso a rede social vem ganhando mais usuários somente agora.

Muitos não estão ligando muito para o Vero, afinal, não precisamos de mais uma rede social. No entanto, o objetivo do app é oferecer ao usuário um serviço de compartilhamento que realmente entrega o prometido aos contatos, como a essência inicial das redes sociais visava, sem depender de um algorítimo ou interromper o conteúdo com anúncios. Por conta dessa promessa, muitos artistas já estão abandonando suas contas no Instagram, adotando o Vero como plataforma social para a divulgação de seus trabalhos.

MANIFESTO

“As pessoas buscam naturalmente por conexão. É por isso que as redes sociais têm sido tão adotadas por elas nos últimos 10 anos. Elas oferecem a promessa de uma constante conexão, nos mantendo em contato com amigos e compartilhando o que está acontecendo em nossas vidas. Mas, como o passar do tempo, um desequilíbrio começou a se formar entre os interesses das plataformas e os melhores interesses dos usuários”, diz o manifesto do Vero, publicado em seu site oficial.

A rede social conta ainda que as plataformas atuais passam um falso sentimento de conexão, fazendo com que as pessoas se sintam mais solitárias do que nunca. “Então, decidimos criar algo mais autêntico. Criamos uma rede social que deixa você ser você mesmo”, conta a empresa.

O Vero destaca ainda que o nome do aplicativo é italiano para “verdade”, sendo justamente o que ele deseja passar aos seus usuários.

COMO ADERIR

O aplicativo do Vero está disponível para Android e iOS. Ao se inscrever, será enviado um código de confirmação para o seu celular e essa conexão acontece para que o app encontre seus contatos rapidamente.

Desde que começou a bombar, o app vem recebendo milhares de downloads, então será normal se você enfrentar alguma dificuldade na hora do cadastro.

USANDO O VERO

De fundo escuro mesclando com cores verdes, o app não é muito intuitivo e pode ser complicado de entender no início. Mas a gente explica aqui como você deve começar a usá-lo para se familiarizar rapidinho.

Na página inicial, você já vai conferir um menu superior. No ícone de lupa, você pode fazer busca pelas categorias: Pessoas, Hashtags, Fotos, Vídeos, Links, Música, Filmes, TV, Livros e Locais.

Na mesma página, o Vero faz algumas recomendações de conteúdos mais populares.

No próximo menu, você confere o seu perfil. Lá, é possível adicionar ou alterar a foto do avatar, adicionar uma biografia, conferir suas conexões, visualizar quantas pessoas estão te seguindo e quantas você segue, além de conferir todas as suas publicações em forma de grade ou lista.

Já no terceiro ícone do menu, “Coleções”, você confere as opções de conteúdo que podem ser buscadas: Fotos/Vídeos, Links, Música, Filmes/TV, Livros e Locais.

Nas opções seguintes do menu você confere as notificações e as mensagens recebidas.

POSTANDO

Para postar no Vero, basta pressionar o ícone de “+” na página inicial. Você pode escolher entre as seguintes opções de postagem: Câmera, Links, Música, Filme/TV, Livro e Local.

Toque na opção escolhida, selecione o conteúdo e escolha se deseja compartilhar a sua postagem com amigos próximos, todos os amigos, conhecidos ou seguidores.

Se quiser, você também pode compartilhar a mesma publicação no Twitter e Facebook, bastando fazer a incorporação para que isso aconteça.

PORQUE EU USARIA O VERO?

Apesar de ser um aplicativo que contraria as ideias de negócios tão criticadas de seus concorrentes, isso não significa que o Vero vá se tornar tão popular quanto as plataformas mais usadas na atualidade. O que atrai a atenção dos usuários, principalmente, é um fator que foi deixado de lado aos poucos no Twitter, Facebook e Instagram: a ordem cronológica.

Com a chegada dos algorítimos, as redes sociais atuais conhecem todos os nossos comportamentos online e, assim prometem entregar apenas um conteúdo que possa trazer engajamento. Ao contrário do Vero, que traz de volta a ordem cronológica e a instantaneidade de informações.

Portanto, se você concorda com o retorno dessa essência ao universo das redes sociais, só depende de usuários como você para que, juntos, criem uma rotina fiel de uso do Vero, que, à primeira vista, parece ter uma política mais democrática e, por que não, humana, mantendo a essência de uma rede social de verdade.