Conforme anunciado em outubro do ano passado, a Nextel vai desligar definitivamente a sua infraestrutura de Integrated Digital Enhanced Network (iDEN), o que significa a morte de seus icônicos serviços de rádio push-to-talk (PTT). A operadora afirmou que a quantidade de usuários fiéis ao protocolo não é o suficiente para mantê-lo ativo. Felizmente, existe uma saída bem bacana para quem ainda utiliza esse tipo de comunicação (muito comum sobretudo em empresas e cooperativas).

Criado por brasileiros, o BiPTT é um aplicativo para Android que utiliza a internet para simular a experiência de um rádio PTT. A tecnologia empregada no software é conhecida como Push-to-Talk over Cellular (PTToC), que funciona tanto via 3G ou 4G quanto através de uma rede Wi-Fi. O conceito é parecido com o do Voice over LTE (VoLTE), que possibilita a realização de chamadas telefônicas através de dados da rede móvel. Basta abrir o app, selecionar o canal ou contato que você deseja falar e manter o botão virtual pressionado.

Além disso, o BiPTT traz alguns recursos exclusivos bem bacanas para clientes corporativos. Um deles é o de geolocalização — o administrador de uma rede é capaz de ver onde seus colaboradores estão e acompanhar sua trajetória em tempo real (algo útil, por exemplo, para táxis). Além disso, é possível gravar as conversas do rádio para reprodução posterior, algo essencial para momentos em que você precisa se lembrar de algo que estava conversando.

Fonte: CT
Foto: Google