Google Brasil anunciou nessa quarta-feira (28), em evento realizado no Google Campus, em São Paulo, uma nova iniciativa que visa inspirar e capacitar mulheres a criarem suas próprias oportunidades econômicas. Batizado de “Women will”, o programa terá ações para habilitar as participantes a aproveitarem todo o potencial do digital, seja iniciando um empreendimento, mudando de carreira ou encontrando um emprego.

Segundo a companhia, o Brasil é o quinto país a receber o programa. “Em 2017, fizemos um piloto do programa com 100 moradoras de Paraisópolis e Brasilândia, em São Paulo, para entender quais são as necessidades reais delas e construir um treinamento relevante e efetivo”, diz o Google. A experiência foi registrada em um documentário produzido e dirigido pela Hysteria, braço feminino da Conspiração Filmes.

O projeto acontecerá mensalmente no Campus São Paulo. Serão 16 horas de treinamento, divididas em dois dias, focando especialmente em grupos femininos de minorias, como mães solteiras, transgêneros ou mulheres com deficiências. Esse conteúdo também será disponibilizado ao vivo no YouTube. O objetivo do programa para este ano é capacitar 10 mil mulheres.

Em breve, o Women Will também levará o treinamento para mulheres no Nordeste.

Cenário brasileiro

Quando o assunto é desigualdade econômica, o Brasil está em 91º lugar de 144 países no relatório de desigualdade de gênero elaborado pelo Fórum Econômico Mundial em 2016. Essas distâncias foram ressaltadas devido à crise econômica e política que o país tem enfrentado nos últimos anos. Prova disso é o fato do desemprego entre as mulheres ser 30% maior na comparação com os homens.

“Melhorar as habilidades das mulheres para lidar com o mundo digital ajudaria a alcançar igualdade no trabalho 40 anos mais rápido, segundo a consultoria Accenture. Por isso, conectá-las ao mundo on-line e fornecer as ferramentas necessárias para que possam usufruir ao máximo do digital é essencial para reverter o cenário brasileiro”, ressalta o Google.