Moto Z2 Force, da Motorola, é o celular mais resistente do mercado, de acordo com um teste realizado pelo portal Tom’s Guide. O iPhone SE, da Apple, ocupa a última posição, como o smartphone mais afetado durante os testes de queda. O experimento também avaliou o Samsung Galaxy S9 e o iPhone X, que continuaram funcionando após sucessivos tombos.

Ao todo, 12 modelos participaram do experimento, que custou US$ 18 mil (cerca de R$ 67 mil). O teste consistia em arremessar os celulares em madeira e concreto. O estudo também avaliou a resistência à água dos telefones.

Para testar a resistência a quedas, os celulares foram derrubados a alturas de 1,2 metro e 1,8 metro. De início, todos os dispositivos foram arremessados em madeira nas duas distâncias. Depois, os telefones foram derrubados em concreto. O ato se repetiu por mais duas vezes, a 1,8 metro. Os aparelhos também foram arremessados no vaso sanitário, a fim de medir a resistência à submersão em água.

O resultado foi estabelecido por um sistema de pontuação. Cada queda – sete ao todo – valia no máximo cinco pontos. Desse modo, o placar diminuía dependendo do dano causado. Caso apresentasse dano grave em alguma etapa, o celular não participaria da fase seguinte. Se passasse em todas as rodadas sem aranhões, o smartphone ficaria com 35 pontos, número dividido ao final por 3.5 para gerar uma escala de 0 a 10.

1. Moto Z2 Force
O Moto Z2 Force não apresentou muitos danos. O display ShatterShield se mostrou resistente e rendeu a maior nota (8,5), colocando-o em primeiro lugar. Os únicos danos visíveis foram pequenos arranhões na parte inferior, de alumínio. Na água, o dispositivo apagou por alguns segundos após a imersão, mas voltou a funcionar após a secagem.

2. LG X Venture
Desenhado para ser à prova de choques, o telefone da LG alcançou o segundo lugar, com 6,6 pontos. O LG X Venture resistiu aos testes de 1,2 metro na madeira e no concreto, mas não repetiu o sucesso quando foi jogado a 1,8 metro. Já no teste do vaso sanitário, apenas o microfone deixou de funcionar.

3. iPhone X

O iPhone X alcançou o terceiro lugar, com 6,2 pontos. O celular sobreviveu sem danos em todos os arremessos na madeira, exibindo os primeiros arranhões apenas quando teve sua parte traseira jogada a 1,2 metro contra o concreto. No entanto, as primeiras rachaduras surgiram ao despencar de frente nesta mesma altura e, também, a 1,8 metro.

Durante o teste dentro do vaso sanitário, o telefone desligou e ligou a tela algumas vezes, mas funcionou perfeitamente após ser retirado da água. Ao final de todos os experimentos, a tela permaneceu praticamente intacta, com exceção da parte lateral.

4. LG V30
Também da LG, o V30 permaneceu vivo em todas as etapas, mas sua aparência final ficou mais comprometida. Ele se saiu bem caindo sobre a madeira, mas a tela rachou logo na primeira tentativa no concreto (a 1,2 metro). As quedas seguintes, mais altas, causaram danos inclusive à câmera frontal do aparelho. A nota final foi de 6 pontos.

Como é oficialmente à prova d’água, o LG se saiu bem quando foi jogado na privada. O problema é que o veículo percebeu um leve abafamento no aúdio dos alto-falantes após o teste, algo que não deveria ocorrer por conta de sua proteção especial.

5. Galaxy S9
O carro-chefe da Samsung conquistou a mesma pontuação do LG V30, 6 pontos, mas os danos foram mais críticos. A tela se quebrou no primeiro teste no concreto, a 1,2 metro, piorando ainda mais nos seguintes rounds a 1,8 metro. Na água, nada aconteceu, e o aparelho permaneceu utilizável. Ao final do teste, porém, o S9 estava tão estilhaçado que poderia até causar cortes no dedo do usuário, de acordo com o Tom’s Guide.

6. Moto G5 Plus
O Moto G5 Plus, lançado em 2017, demonstrou ser um guerreiro, apesar de ser o mais barato entre os testados. O celular da Motorola teve bom desempenho em todas as fases, inclusive quando lançado no concreto a 1,2 metro. No entanto, o celular teve seu display quebrado em diversas partes ao cair de uma altura de 1,8 metros. Sua nota final foi 5,1.

7. iPhone 8
A nota de 4,9 demonstra a tamanha fragilidade do iPhone 8. Assim como os outros aparelhos, o telefone da Apple sobreviveu à madeira, mas teve danos severos quando arremessado no concreto. Jogado de costas a 1,2 metro, o celular teve uma pequena rachadura na parte traseira, que se extendeu após ser lançado de frente na mesma altura e novamente de costas a 1,8 metro. A tela foi totalmente danificada quando caiu de frente também a 1,8 metro.

8. Google Pixel 2 XL
O Google Pixel 2 XL também não se saiu muito bem no teste. Ao aterrissar de frente no concreto a 1,2 metro, a tela quebrou e chegou a escurecer a câmera frontal do aparelho. A 1,8 metro, também de frente, foi a vez de parte da tela do smartphone ficar totalmente branca. A nota final foi 4,3.

9. Huawei Mate 10 Pro
O Huawei Mate 10 Pro teve danos graves ao cair sobre a superfície de concreto, o que lhe rendeu um resultado final de apenas 4,3 pontos. Na queda frontal de 1,2 metro, parte do canto superior direito parou de funcionar e, na queda traseira de 1,8 metro, o resultado foi uma bagunça de cores ao lado direito. Caindo de frente, o smartphone perdeu partes da tela, o que deixou à mostra os componentes eletrônicos internos.

10. OnePlus 5T
Uma queda de costas no concreto a 1,2 metro no OnePlus 5T causou pouquíssimo dano, mas o mesmo não aconteceu quando o tombo foi com a parte frontal: grandes fissuras foram abertas, inclusive na câmera do smartphone. A 1,8 metro, de frente, a tela foi severamente danificada, rendendo uma nota também de 4,3.

Fonte: tt