O mês de abril foi repleto de novidades para os usuários do Instagram. Agora, o app permite fazer retratos ainda mais perfeitos com o modo Foco, adicionar e editar até 10 fotos e vídeos nos Stories e fazer o download de todos os dados coletados pela aplicação. Além disso, a plataforma começou a testar um recurso que promete facilitar a maneira de encontrar e adicionar perfis na rede social, por meio da tecnologia de QR Codes. A notícia para quem usa Windows Phone, no entanto, não foi positiva: o programa foi descontinuado e removido da loja de aplicativos da Microsoft. Fique atualizado sobre tudo o que aconteceu com o Instagram neste mês que passou.

1. Nametag, uma nova forma de adicionar amigos

O Instagram está testando um recurso chamado Nametag, que permite aos usuários adicionarem uns aos outros por meio de QR Codes personalizados. A função funciona de forma semelhante aos snapcodes do Snapchat: escanea-se o código com a câmera do celular para visualizar e seguir o perfil no aplicativo. Portanto, não haveria mais a necessidade de procurar a conta pelo nome de usuário na busca do Instagram.

A novidade simplificaria a promoção de contas nas redes sociais, além de tornar mais prática a divulgação dos perfis em outras mídias, como cartazes impressos ou mesmo mercadorias. Não há ainda informações de quando e se, de fato, as Nametags serão implementadas na versão estável do aplicativo. Por enquanto, apenas aqueles com acesso aos testes da plataforma podem criar, compartilhar ou escanear as tags.

2. Retrato perfeito e marcação facilitada nos Stories

No dia 10 de abril, o Instagram Stories ganhou duas novidades de uma só vez: a função Foco e um adesivo que facilita a marcação de amigos em fotos e vídeos. Ao selecionar a opção “@mencionar” entre os stickers, são apresentadas sugestões ao digitar as iniciais do perfil a ser marcado. Ao tocar sobre aquele desejado, ele será exibido em letras coloridas, de modo mais “chamativo” do que o habitual.

Já o modo “Foco” permite aplicar às imagens feitas através do app um efeito de profundidade, que se assemelha àquelas capturadas por câmeras profissionais. O recurso também é bastante parecido com o modo “Retrato” do iPhone, proporcionado pela combinação de duas câmeras traseiras. A funcionalidade do Instagram, no entanto, garante a qualquer smartphone o efeito que mantém o foco apenas nos rostos de quem está sendo fotografado ou filmado, de modo que o fundo permaneça desfocado.

3. Fim do suporte para Windows 10 Mobile

Neste mês, o Instagram deixou de estar disponível na loja de aplicativos para os usuários do Windows 10 Mobile. Quem já tem o app instalado pode usá-lo normalmente, mas não terá acesso às atualizações que, além de novas funções, também trazem correções de erros. Agora, o programa só pode ser baixado em computadores e tablets com Windows 10.

4. Múltiplas fotos e vídeos nos Stories

Desde o último dia 24, os usuários da rede social conseguem postar até 10 fotos e vídeos nos Stories. É possível editar cada arquivo separadamente, seja incluindo filtros, emojis, textos, adesivos, entre outros enfeites disponíveis na plataforma. A atualização também facilitou a adição de lugares a posts, uma vez que, baseado na localização gravada nas fotos, o app exibe sugestões de lugares próximos de onde os registros foram feitos.

A novidade já foi liberada para os usuários Android e deve chegar, ao longo das próximas semanas, para iPhone (iOS).

5. Baixe seus dados

Ainda em abril a rede social passou a permitir que os usuários baixassem todos os dados vinculados a seu perfil. A ferramenta, disponível somente na versão web e Beta para Android por enquanto, foi desenvolvida depois da polêmica do uso indevido de informações do Facebook pela Cambridge Analytica. Após a solicitação do usuário, a previsão de espera é de 48 horas para que o link de download do arquivo único seja enviado para o e-mail cadastrado na conta do Instagram.

De acordo com o site TechCrunch, o backup reúne fotos e vídeos postados (com legenda), informações de perfil, histórico de pesquisa, comentários, likes e configurações. Também é possível conferir a lista de seguidores e de quem está seguindo, mensagens diretas e arquivos compartilhados no chat (somente aqueles no modo “manter no bate-papo”).

Fonte:tt