O Firefox 61, nova versão do navegador da Mozilla, foi liberado nesta terça-feira (26) com foco em desempenho e estabilidade. O programa traz um mecanismo mais ágil para alternar entre abas e mais velocidade para carregar páginas. Além disso, o Firefox passa a permitir que extensões controlem o visual das guias abertas, podendo ocultar sites que não estão sendo usados ativamente para abrir espaço na parte superior da interface. O update já está disponível para baixar gratuitamente no Windows, macOS e Linux.

A mudança no comportamento das extensões depende dos desenvolvedores. A partir do Firefox 61, os plugins poderão exercer novos controles sobre abas abertas, ocultando a guia da interface, por exemplo. No macOS, o novo Firefox ainda passa a permitir que extensões funcionem em processos separados, facilitando a gestão de bateria e processamento.

Na tela inicial, a Mozilla promete oferecer uma lista mais precisa de sites que o usuário mais visita. O navegador passa a gravar o conteúdo da página, evitando um novo carregamento ao tentar acessar novamente com um clique. Um comportamento similar deve acontecer com as abas, que passam a recarregar em segundo plano quando o usuário passa o mouse. A ideia é que, ao finalmente clicar, o site esteja pronto para exibição.

O Firefox 61 também oferece uma maneira simples de pesquisar usando diversos motores de busca da web. Se antes era necessário trocar o provedor nas configurações, a nova versão permite alternar diretamente na barra. Ao pesquisar algo sobre uma celebridade do cinema, por exemplo, o navegador permitirá escolher rapidamente o IMDB como fonte dos resultados a serem exibidos.

Fonte: tt