Os robôs com função de aspirador de pó já chegaram ao mercado nacional em diversos modelos e preços. Programados para limpar casas e escritórios, os aparelhos inteligentes costumam surpreender pelos caminhos traçados para encontrar e limpar a sujeira, além da tecnologia que os permite voltar sozinhos para seus locais de recarga, sem que o usuário precise fazer qualquer comando.

Para entender como funcionam os robôs e quais ferramentas estão por trás da inteligência dos aparelhos, confira, a seguir, os detalhes sobre os sensores dos aspiradores de pó inteligentes. Saiba também sobre o mapeamento feito pelos equipamentos, que podem entrar até mesmo embaixo dos móveis, e conheça quais modelos estão à venda no Brasil.

Sensores

Para se mover livremente e fazer a limpeza do ambiente, um robô aspirador de pó utiliza principalmente sensores para detectar obstáculos e perigos, além de medir as distâncias em que deve trabalhar.

Mapeamento

Além dos sensores, o mapeamento também pode auxiliar no funcionamento do aspirador smart. A tecnologia, integrada nos equipamentos mais recentes e avançados, utiliza câmeras digitais acopladas no dispositivo, ou lasers de detecção. Assim, é capaz de coletar dados, combinar informações e construir uma espécie de mapa mental do ambiente a ser limpo.

Sucção

Como os robôs fazem para aspirar a sujeira? Neste caso, o funcionamento é semelhante a modelos tradicionais: sucção. Enquanto o motor do aspirador funciona, as escovas de sucção varrem e “sugam” detritos espalhados pelo piso. Tudo que é puxado fica armazenado em uma caixa, que deve ser esvaziada manualmente ou, em modelos avançados, automaticamente pelo robô.

Modelos à venda no Brasil

O mercado nacional já conta com algumas opções de robôs aspiradores de pós. Há aparelhos básicos, intermediários e avançados à venda, com preços entre R$ 699 e R$ 5.299. Um dos mais simples, o Housekeeper Mini, conta com um conjunto de sensores para limpar a casa sozinho, com bateria de cerca de uma hora.

Fonte: tt