Quem utiliza o navegador Chrome no celular vai se interessar por esse assunto. Você sabia que há diversas funções dentro do Google Chrome que muitos não conhecem? Essa funções existem para facilitar a utilização do navegador. Além de permitir acessar páginas em modo anônimo, a versão mobile tem um leitor de QR Code, ferramentas que permitem encontrar palavras nos sites e fazer pesquisas utilizando comandos de voz, além de sincronizar várias contas do Google ao mesmo tempo.

Veja abaixo funções que você descobrirá no Google Chrome e que facilitarão a sua utilização no dia-a-dia:

1. Leitor de QR code:

O navegador do Google tem um botão escondido que inicia o leitor de código QR por meio da barra de endereços. A ferramenta usa a câmera do celular para ler ícones codificados que podem levar a sites da web com promoções, informações de produtos e outras ações online. Esse tipo de código é utilizado para permitir acesso rápido aos seus usuários. Ao tocar na barra de endereços ou em um campo de busca, um botão indicando um Leitor de QR Code será mostrado logo acima do teclado.

2. Encontrar palavras no site:

O Google Chrome tem uma ferramenta que ajuda o usuário a encontrar um trecho específico de um texto em uma página muito longa. Para acessá-la, toque nos três pontinhos de opções localizados no canto inferior direito, e em seguida em “Encontrar na página”. Um campo de busca será exibido no topo da tela e o teclado também será acionado. Basta digitar o termo para que os resultados sejam destacados com cor amarela, como um marca-texto.

3. Visualizar versão para computador:

Basta tocar nos três pontinhos de opções, no canto inferior direito, e em seguida selecionar “Site para computador”. A página será atualizada imediatamente. Para desfazer, basta fazer o caminho inverso.

4. Fazer pesquisa reversa de imagens:

Para isso, basta pressionar o dedo sobre uma foto e aguardar o balão de opções surgir na tela. Em seguida, selecione “Pesquisar esta imagem no Google.”

5. Pesquisar por voz:

Para fazer uma pesquisa por voz, o usuário deverá tocar na barra de endereços, para que o teclado seja acionado, e em seguida selecionar o ícone de microfone localizado acima do teclado. A tela de captura de áudio será aberta e o usuário já poderá falar o que deseja.

6. Sincronizar contas do Google:

O Chrome permite utilizar várias contas do Google ao mesmo tempo, salvando dados de formulário, senhas e histórico de navegação de cada uma separadamente. No entanto, é possível alternar de conta principal e combinar esses dados para evitar a necessidade de digitar dados repetidamente ou perder páginas acessadas. Para ativar a opção, o usuário deve acessar os três pontinhos de opções, depois configurações, tocar sobre a conta ativa atualmente, sincronizar, selecionar a conta desejada, combinar meus dados.

Fonte(s): tt, Support Google