Buscando uma alternativa para fugir do trânsito das cidades grandes, foi criado o Riba Share, um serviço de aluguel de scooters elétricas. A ideia dos desenvolvedores se assemelha aos serviços de aluguel de bicicletas, que são liberadas através de um aplicativo próprio, no estilo Uber. Nesse primeiro momento, o centro da cidade de São Paulo é o único local que possui motos disponíveis para o aluguel. Elas podem ser encontradas em áreas de estacionamento pago, em alguns estabelecimentos ao ar livre, em estações de metrô e trem e em vagas de estacionamento de motocicletas.

Para utilizar as scooters como meio de transporte, o usuário precisa ter carteira de motorista. Há, também, a exigência de que o condutor use o capacete, que fica guardado no bagageiro do veículo. A velocidade máxima atingida por elas é de 50km/h. O veículo não tem chave, não gera poluição sonora e não emite carbono. Diferentemente do serviço de bicicletas por aluguel, não existem pontos fixos para a devolução e a retirada das motos.

O pagamento pelo serviço é realizado pelo cartão de crédito, cadastrado no aplicativo após o download. A cobrança dos valores é fixada em R$ 5,90 nos primeiros 10 minutos de utilização. Após esse período de tempo, cada minuto adicional custa R$0,59. O valor cobrado para a utilização das scooters é maior em comparação ao valor cobrado em transportes públicos, porém, a a praticidade e o ganho de tempo são benefícios trazidos pela utilização delas.

Fonte: TT

Imagem: Google