Na tarde de ontem, quarta-feira, aproximadamente as 12h, os usuários do Instagram, do Facebook e do Whatsapp enfrentaram dificuldades para utilizar as redes sociais tanto pelos sites quanto pelos aplicativos. Os problemas técnicos afetaram majoritariamente países como Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido.

No Instagram, não foi possível publicar fotos, vídeos, nem stories. Alguns internautas relataram encontrar dificuldade para enviar mensagens via direct, longa espera para o carregamento do feed e insucesso ao tentar fazer login ou logout. E, ainda, comentar publicações também não era possível. As mensagens exibidas pela rede social eram: “erro de rede desconhecido” ou “Ops. Ocorreu um erro. Estamos trabalhando para resolvê-lo o mais rápido possível”.

No Facebook, não foi possível comentar nem publicar conteúdos, em páginas comerciais ou em perfis pessoais. Os internautas também enfrentaram dificuldades para fazer login na rede. A mensagem do site em relação aos problemas era “fora do ar para manutenção”.

Quem desejou utilizar o Whatsapp ontem também precisou ter paciência. Isso porque, uma pane no aplicativo gerou dificuldades para o envio de imagens, vídeos, documentos, áudios, GIFs e figurinhas.

Os usuários do Instagram puderam voltar a utilizar a rede social com menos bugs no final da noite de quarta. Ainda na manhã de hoje, quinta-feira (14), os serviços do aplicativo de compartilhamento de imagens voltaram ao normal, enquanto o Facebook continuou apresentando falhas em seu sistema. As instabilidades do Whatsapp diminuíram a uma hora da manhã de hoje, porém o pleno funcionamento ainda não foi restaurado.

Essa não é a primeira vez que os aplicativos do programador e empresário Mark Zukerberg apresentam problemas. Outros episódios já aconteceram nesse ano e em anos anteriores. O que nos resta, quando falhas como essas acontecem, é aguardar as empresas reestabelecerem o pleno funcionamento das mídias sociais.

Fontes: teconologia.ig, techtudo, downdetector, veja

Imagem: Google