Como foi anunciado anteriormente no Facebook, foram guardadas senhas de usuários do Instagram em texto puro, comprometendo a segurança das contas dos usuários. Ou seja, as senhas foram guardadas sem criptografia e ficaram expostas dentro da empresa.

De acordo com a divulgação do Facebook, as senhas ficaram expostas, porém não ouve nenhum tipo de vazamento. Vale ressaltar também que, houve uma averiguação a respeito, que constatou que nenhuma senha foi utilizada de forma indevida. Entretanto, os usuários afetados pelo problema serão avisados e orientados a mudar de senha.

A partir da divulgação o que se pode entender é que, o problema foi muito mais grave do que eles imaginaram, quando divulgaram a informação para os usuários em março.

Em janeiro quando o problema ocorreu, foi informado que afetou até 600 milhões de usuários no Facebook. A descoberta foi feita por engenheiros de segurança da rede, e a partir dai foi criada uma força-tarefa, para identificar os lugares em que a exposição das senhas estava ocorrendo. A divulgação oficial foi realizada em março para o público.

E os usuários afetados receberam a seguinte notificação:

  • altere sua senha do Facebook e Instagram;
  • não reutilize senhas em diferentes serviços;
  • use senhas fortes e complexas para todas as suas contas, contando com a ajuda de gerenciadores de senhas;
  • ative a autenticação de dois fatores ou use uma chave de segurança.

O Facebook no entanto, não tem como habito guardar senhas em texto puro. Ele utiliza um algoritmo scrypy para mada-lá para uma sequência aleatória de caracteres. Além de usar algoritmos para evitar a invasão de contas.

Continue acessando o nosso blog para mais noticias!

Fonte: tecnoblog

Imagem: Google