Hoje em dia está cada vez mais comum as pessoas falando sobre Internet das Coisas, no nosso portal mesmo muitas coisas estão ligadas a Internet das Coisas.

Vamos entender melhor o que vem a ser isso?

Internet das Coisas se remete a grande gama de eletrodomésticos, objetos que, cada vez mais, estão ligados à internet e se comunicando mutuamente.

foto previna-seMuitos acreditam que o nome correto deveria ser “Internet em Todas as Coisas”, mas como a expressão foi traduzida do inglês “Internet of Things”, ficou mesmo como Internet das Coisas.

No dia-a-dia comum das pessoas existem muitos meio de acesso rápido a internet, Smartphones, Tablets, Computadores, Notebooks e alguns mais. Porém a muito mais aparelhos em nossas casas conectados a internet, por exemplo, uma Smart Tv onde você consegue acessar suas redes sociais, e etc.

Com a Internet das Coisas, cada vez mais objetos estão se ligando a rede, claro que é estranho você pensar em abrir seu Facebook em uma tela na geladeira, por isso que cada objeto tem a sua função específica, tudo para facilitar cada vez mais a vida das pessoas.

Entenda então que a Internet das Coisas não veio para aumentar o número de aparelhos que a pessoa consiga acessar portais e sites. Ela veio para que os objetos fiquem ainda mais eficientes.

Saindo um pouco do ambiente que nos remete ao interior de uma casa, a Internet das Coisas pode estar presente em muitos outros lugares. Por exemplo, em fábricas onde a Internet das Coisas pode apontar em tempo real a produtividade das máquinas.

Há três componentes que precisam ser interligados para termos uma aplicação de Internet das Coisas:

  • Dispositivo – Com uma gama de variedades enorme, indo de geladeiras a lâmpadas, por exemplo.
  • Redes e Tecnologias de Comunicação – Wifi, Bluetooth, 2G,3G, 4G e o 5G que em breve está chegando ao mercado.
  • Sistemas de Controle – Em residências podendo ser um serviço em nuvem, no caso das fábricas, um serviço M2M (máquina a máquina).

Para quem acha que o mundo já está conectado demais, a Internet das Coisas pra mostrar que os objetos que nos cercam poderão ainda mais se comunicar com as pessoas.

 

Fonte: infowester