Por meio de uma combinação de sinais, já é possível determinar não apenas onde o usuário está, mas também os pontos de Wi-Fi mais próximos. A nova funcionalidade que mede a distância entre pontos de acesso a redes Wi-Fi e determina a localização exata do usuário é uma das novidades do Android P, que chegou às mãos dos desenvolvedores nesta semana.

Também conhecido como WiFi Round-Trip-Time (RTT), o recurso é utilizado por aplicativos para determinar quanto tempo leva para que os sinais cheguem ao usuário com Android P. Se existir apenas um único ponto de acesso a Wi-Fi por perto, tudo o que é medido é a distância. Mas caso haja mais conexões próximas, um aplicativo pode triangular a localização da pessoa com uma precisão de 1 a 2 metros. Contudo, nem todos os dispositivos possuem os componentes necessários para usufruir do recurso.

Ao adquirir a localização do usuário, os aplicativos podem executar automação avançada, com base em onde a pessoa está dentro de um prédio ou uma casa. Dessa forma, será possível dar comandos de voz para que a luz seja ligada ou desligada nos cômodos desejados, por exemplo.

O WiFi Round-Trip-Time no Android P não exige que o smartphone se conecte a qualquer ponto de acesso Wi-Fi. Na verdade, o aparelho é utilizado para determinar a distância, e não os pontos de acesso. A funcionalidade também está vinculada ao sistema de localização do Android para manter a privacidade do usuário. Os aplicativos que usam o RTT precisam de permissão de localização e, portanto, a pessoa precisa ter serviços de localização ativados no sistema operacional.

 

Fonte: CT