A primeira prévia de desenvolvedores (Developer Preview) do Android P foi lançada na última quarta-feira (7) pela Google. Contudo, ao liberar a compilação para download gratuito, a Gigante das Buscas deixou claro que, neste momento, ela só funcionará com dispositivos móveis da linha Pixel. Isso preocupou um pouco os internautas que possuem um aparelho mais antigo da companhia — e, infelizmente, agora trazemos uma má notícia.

A Google confirmou que o Nexus 5X, o Nexus 6P e o tablet Pixel C não receberão a atualização para o Android P, nem agora e nem quando o sistema ganhar sua versão final. Esses três gadgets, que foram lançados em 2015, já chegaram ao fim de seus ciclos de suporte e vão permanecer dependentes do Android 8.1 Oreo. Tudo o que eles continuarão recebendo serão updates de segurança.

Por outro lado, é bem provável que a comunidade global de desenvolvedores consiga projetar uma ROM não-oficial para tais smartphones em um futuro breve — graças ao trabalho de programadores e grupos independentes, celulares bem mais antigos ainda continuam recebendo atualizações.