Quem nunca na hora do desespero já tentou de todos os jeitos para a bateria do celular carregar o mais rápido possível? Fechar aplicativo, mudar o carregador, colocar no modo avião, que seja, cada um com suas manias que acreditam funcionar. A questão é, é boato ou é verdade? Qual fórmula realmente funciona? Será que há um meio de carregar o celular de forma mais rápida? Hoje vamos explicar tudo isso por aqui.

Há como carregar usando a tomada de parede, saída USB, baterias externas…a questão é que há um meio mais eficiente, vamos descobrir qual deles.

O modelo do celular, o carregador, o cabo, são fatores que influenciam sim o desempenho da carga. O que determina a velocidade de recarga é o quanto de energia a bateria é capaz de receber de uma fonte -quanto mais rápida for essa transferência, mais rápida ela ficará cheia.

Carregadores simples costumam fornecer correntes entre 0,5 A e 0,9 A, com potência variando entre 2,5 e 4,5 W. Carregadores turbo trabalham com correntes maiores, entre 3 A e 4 A, portanto com potências mais altas, próximas dos 20 W, e por isso são mais eficientes.

O método mais eficiente acaba sendo pelo carregador turbo de tomada por fio ou indução. Em segundo plano, pela porta USB-C de notebook e computador, já o USB 3.2 não tem o mesmo resultado. Em seguida o carregador de parede original.

Certamente, se o celular estiver consumindo bateria durante a carga essa demorará mais para carregar. Com Wi-Fi ligado, GPS, dados móveis e etc abertos, o celular consome bateria e carga será mais lenta.

Contudo, o vencedor do método que carregará o celular mais rapidamente é: com o celular desligado utilizando um carregador turbo de parede original.

Fonte: Uol