IPCONFIG

O comando ipconfig, bem como todos os outros que vão ser apresentados posteriormente, correm em modo DOS (Figura 2.21). Para isso basta abrir uma linha de comandos no ambiente de trabalho. No botão Iniciar selecionar a opção Executar e escrever o comando cmd.

Depois de aberta a janela com a linha de comandos do DOS digita-se o comando ipconfig; aparece a seguinte informação – número de IP do computador e respectiva máscara de sub-rede.

 

Comando ipconfig

Se desejar visualizar toda a informação sobre a configuração da rede, digite o comando ipconfig /all (Figura 2.22). O parâmetro /all permite isso mesmo.

 

Comando ipconfig /all

Neste caso é mostrado o nome do computador, a respectiva configuração de rede, onde inclui o MAC Address da placa e o IP, bem como a configuração da ligação à Internet.

O ipconfig utiliza ainda os parâmetros /renew, no caso de estarmos obtendo um IP dinâmico, ou seja, um computador nos dá o IP em vez de sermos nós a atribuí-lo manualmente. Nesta situação, o ipconfig /renew ia renovar o número de IP do computador.

O comando ipconfig /release permite lilberar o PC do número de IP que tem para obter um novo através do comando anterior.
O comando ipconfig /renew renova o PC do com o mesmo ou novo número de IP.

imagem1

Indicamos este blog muito relevante:
Saiba mais sobre “Como conquistar mais audiência no Instagram”