A fotografia de paisagem é difícil, não importa o quão bonito seja ambiente em que você está fotografando. Você precisa de uma composição boa, lidar com as condições climáticas, saber como ajustar as configurações da câmera para o melhor click possível e, em seguida, editá-la para deixar o ambiente fotografado ainda mais agradável.

O Google pode estar perto de resolver a última parte desse quebra-cabeça: dois de seus  pesquisadores treinaram um sistema de inteligência artificial para identificar fotografias panorâmicas objetivamente finais do Google Street View e, em seguida, artisticamente recortar e editar como um fotografo humano faria.

Veja o antes e o depois a seguir:


 

Os resultados falam por si mesmos. O Google mostrou algumas dessas fotos e pediu a vários fotógrafos profissionais para classifica-los em qual nível esse fotógrafo-editor estaria, cerca de 40% das submissões do google foram percebidas como sendo criadas por fotógrafos de “semi-pro” ou “pro-level”

O interessante é que a AI é capaz de aplicar ajustes de significado contextual em diferentes partes de cada fotografia, criando iluminação dramática e imagens mais atraentes – em vez de simplesmente aplicar um filtro na imagem inteira.

Imagino que está pesquisa acabará encontrando o caminho nas ferramentas de edição do Google Photos, ou em outro aplicativo de edição móvel da empresa. Estaremos ansiosos aguardando essa nova ferramenta.