O país apresentou um plano de desenvolvimento na quinta-feira para se tornar o líder mundial em AI até 2030, com o objetivo de superar seus rivais tecnologicamente e construir uma indústria doméstica no valor de quase US $ 150 bilhões. A segunda maior economia do mundo estará investindo para garantir que suas empresas, governo e militares avancem em uma tecnologia para todos.

A China vem preparando uma iniciativa de investimento nacional de vários bilhões de dólares para apoiar projetos de “moonshot”, start-ups e pesquisa acadêmica em IA. Já os Estados Unidos, anda em contra mão, já que reduziu o financiamento científico.

A AI é uma das mais numerosas disciplinas nas quais os especialistas dizem que a China está fazendo progressos rápidos. As ambições da China com AI variam do anódino ao distópico, de acordo com o novo plano. Ele exige apoio para tudo, desde agricultura e medicina até fabricação.

No entanto, também exige que a tecnologia funcione em conjunto com os esforços de segurança e vigilância do país. A China quer integrar a AI em mísseis guiados, usar para rastrear pessoas em câmeras de circuito fechado, censurar a internet e até mesmo prever crimes.

Foto: Google

Fonte: NYTimes