Um saco usado pelo astronauta Neil Armstrong, com amostra lunar vai ser ofertado em um leilão, de Nova York. O pó lunar, além de algumas pequenas rochas que Armstrong também coletou, está dentro de uma pequena bolsa que valem cerca de US $ 2 milhões para US $ 4 milhões. A bolsa foi usado na primeira missão para a lua em 1969.

O pequeno saco branco foi recentemente causa de uma briga judicial, entre a NASA e uma mulher de Chicago, nos Estados Unidos. Por rações misteriosas, essa bolsa com pó lunar foi à venda na internet e chegou às mãos de Nancy Carlson, que adquiriu a peça em 2015, mas desconfiada da veracidade do conteúdo da bolsa, a mulher enviou para a NASA avaliar.

A NASA então se surpreendeu com o conteúdo e disse que aquele a bolsa pertence ao “povo americano” e não deveria estar nas mãos de um só cidadão. Atualmente não se sabe quem ganhou a ação judicial, apenas que esse produto estará à venda no leilão de quinta feira.

O leilão será exibido na Sotheby’s, em Nova York, na quinta-feira, 13 de julho de 2017.

Veja mais imagens de outros itens que serão leiloados:

Plano de voo voltado para o Apollo 13, com extensas anotações da tripulação. É estimado em US $ 30.000 a US $ 40.000.

Um módulo de comando de serviço personalizado e um Planetary Globe, estimado em US $ 5.000 a US $ 7.000.

Uma cópia da fotografia do astronauta Neil Armstrong, autografada “Buzz Aldrin” de pé na lua. A foto está estimado em US $ 2.500 a US $ 3.500.

Foto/fonte: AssociatedPress