Um novo método de teste novo usa uma única gota de sangue para testar 13 tipos de câncer.

Ao testar as diferenças no microRNA – também conhecido como miRNA – o teste é capaz de detectar com precisão câncer como o da mama, pulmão, estômago, trato colorretal, esôfago, fígado e pâncreas, entre outros.

“Os MicroRNAs constituem uma classe recentemente descoberta de RNA não codificantes que desempenham papéis fundamentais na regulação da expressão gênica. Atuando no nível pós-transcrição, essas moléculas fascinantes podem afinar a expressão de até 30% de todos os genes que codificam proteínas de mamíferos “, de acordo com o laboratório de ciências da vida e diagnósticos Exiqon.

Em testes de laboratório usando amostras de sangue preservadas de cerca de 40.000 pacientes, os pesquisadores conseguiram identificar o tipo de câncer específico desses pacientes com mais de 95% de precisão. Segundo os pesquisadores, no entanto, o teste poderia ter apresentado miRNA alterado que havia mudado durante o processo de preservação (congelamento). A equipe pretende fazer um teste clínico no próximo mês usando sangue fresco de 3.000 pessoas.

Embora existam testes atuais no mercado para testar câncer usando amostras de sangue, o que torna essa descoberta tão convincente é que é o primeiro de seu tipo a testar várias formas de câncer no mesmo teste.

“Os pacientes não precisarão fazer testes múltiplos. No futuro, será possível identificar estágios e características do câncer “, disse ainda Takahiro Ochiya , chefe da Divisão de Medicina Molecular e Celular do Instituto de Pesquisa da NCC.

Fonte: TM

Foto: Google