O bilionário do grupo Samsung, Jay Y. Lee, foi condenado a cinco anos de prisão por suborno, na sexta-feira. As acusações relacionadas ao escândalo de corrupção também levou à expulsão do ex-presidente Park Geun-hye da empresa.

O Tribunal do Distrito Central condenou o herdeiro da Samsung de subornar o ex-presidente Park Geun-hye e seu amigo próximo, Choi Soon-sil, em troca de favores políticos. Lee não mostrou nenhuma reação quando o tribunal o considerou culpado de suborno, desfalque, escondendo ativos no exterior, escondendo lucro de atos criminosos e perjúrios.

Após o julgamento, ele entrou em um ônibus do ministério da justiça algemado, com uma corda branca ao redor dos braços e carregando um envelope de documentos. Havia uma grande pressão pública sobre o tribunal, para entregar um veredicto de culpa após o escândalo.

Outros quatro principais executivos da Samsung também foram condenados e receberam sentenças de até quatro anos. Mais de 400 pessoas solicitaram os 30 lugares na galeria pública para testemunhar o que a mídia sul-coreana considerou como “o julgamento do século”.

O bilionário, é o terceiro homem mais rico da Coréia do Sul.