“Estou profundamente assustado que 800 mil imigrantes – incluindo mais de 250 de nossos colegas de trabalho da Apple – possam logo se encontrar expulsos do único país que eles consideram como ‘casa’ “, escreveu o CEO da Apple, Tim Cook.

O Vale do Silício condenou o anúncio da administração Trump que encerraria a Ação Diferida para Invasões, que protege alguns jovens imigrantes indocumentados da deportação.

A decisão, que exige que o programa seja encerrado nos próximos seis meses, afetará cerca de 800 mil pessoas que participam do programa. Os executivos da tecnologia disseram que, a menos que o Congresso republicano tenha uma solução legislativa, o fim do programa afetará a economia e a força de trabalho.

Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg criticaram a decisão e publicaram no Facebook sobre o assunto “Este é um dia triste para o nosso país”, escreveu o CEO do Facebook.

O CEO da Apple, Tim Cook, também se pronunciou pelo Twitter. E em uma carta aos funcionários, declarou “Os sonhadores que trabalham na Apple podem ter nascido no Canadá, no México, no Quênia ou na Mongólia, mas a América é a única casa que já conheceram. Eles cresceram em nossas cidades… Eles contribuem para nossa empresa, nossa economia e nossas comunidades tanto quanto você e eu. Seus sonhos são nossos sonhos.”

O diretor de tecnologia da Uber, Thuan Pham, contou em uma nota pessoal como ele e sua família fugiram do Vietnã em um barco de pesca quando ele tinha 10 anos de idade.

“Os imigrantes costumam arriscar suas vidas por uma chance de liberdade e oportunidade, e nosso país continua a ser o farol do mundo da liberdade e da oportunidade”, escreveu ele.

“Os imigrantes construíram e contribuíram para a América desde o início e estão no centro do nosso tecido social e prosperidade econômica. Meu coração se quebra para ver tantas pessoas que estão na mesma situação hoje que eu já fazia muitos anos”.

O CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, publicou em seu Twitter, “é contra nossos valores virar as costas para #DREAMers. Todos merecem uma chance de trabalhar, estudar e contribuir – o #AmericanDream!”

Os fundadores da Lyft, John Zimmer e Logan Green:

O CEO do Google, Sundar Pichai, pediu ao Congresso que adote uma legislação para defender o DACA.

Um porta-voz do Google também disse à BuzzFeed News em um comunicado: “O programa DACA forneceu proteções críticas para centenas de milhares de indivíduos, incluindo funcionários da Google e suas famílias, permitindo que eles continuem a fazer contribuições importantes para o nosso país, sociedade e economia. Estamos desapontados com a decisão de hoje de encerrar o programa e pedimos ao Congresso que tome medidas rápidas para promulgar uma solução legislativa permanente “.

Susan Wojcicki, CEO do YouTube, que faz parte do Google, também certou : “Estou triste por essa decisão, eles são nossos amigos, vizinhos e colegas de trabalho. O Congresso deve fazer o que é certo: proteja os Sonhadores #DefendDACA”

A CEO da Microsoft, Satya Nadella, também se manifestou:

Outras empresas de tecnologia – como a Airbnb, Salesforce, eBay, IBM, Tesla, SpaceX e Twitter – também se mostraram contra a decisão.

Fonte: BuzzF