Na terça-feira, a Proterra revelou que um dos seus ônibus elétricos Catalyst E2 Max, estabeleceu um novo recorde mundial para a maior distância percorrida por um veículo elétrico com uma única carga. O ônibus, que consegue armazenar 660kWh de bateria, andou 1.772.2 km no Navistar Proving Grounds em Indiana.

Além de ser muito mais do que um ônibus anda por dia, o registro da Proterra pode ser bastante útil para as autoridades que estão ansiosas para abandonar a combustão em favor de um meio mais econômico.

Quando falamos sobre o tempo que leva para recarregar, este é o menor dos problemas. Podemos citar como exemplo, os caminhões de lixo que passam metade da noite andando em torno das cidades, esse tipo de ciclo de trabalho de baixa velocidade, então os veículos poderiam recarregar no final de sua rota.

A Proterra também desenvolveu um sistema de carregamento de alta velocidade para ônibus (o que está oferecendo a qualquer pessoa sem taxas de licenciamento), embora mesmo com seu sistema de alta tensão em operação, o barramento recorde de 660kWh ainda precisaria de pelo menos uma hora para retornar uma carga total.

A empresa agora pretende investir em caminhões semi-elétricos e elétricos. O CEO da Proterra, Ryan Popple, afirmou “Impulsionado pela melhor economia de custos por quilometragem, acreditamos que o business case para ônibus elétricos de serviço pesado é superior a todas as outras aplicações e que o mercado de trânsito será o primeiro a transitar completamente para veículos com energia elétrica de bateria”.

Fonte: AC