Um programa criado por peritos criminais, Pedro M. S. Eleutério e Mateus C. Polastro, de Mato Grosso do Sul está auxiliando no combate à pedofilia no Brasil, software desenvolvido depois que a Lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 25 de novembro de 2008. Esse software já ajudou a prender 150 suspeitos em todo o Brasil. Em outros 7 (sete) países também está sendo usado.

O programa faz uma coleta virtual que consegue identificar mídias que tenham conteúdo pornográfico infantil em qualquer equipamento, como: HD, celular, pendrive, cartão de memória, em questão de minutos, conectando o equipamento no notebook usando o software NuDetective, selecionando o disco e executando a analise do conteúdo apreendido.

As buscas são feitas pelas cores e nome do arquivo pela Hash, que é uma espécie de “DNA” da imagem, um código virtual que toda foto e vídeo contém. Na tela do computador mostra a quantidade de arquivos detectados como suspeitos de acordo com os pixels da cor de pele e detecta depois a nudez usando uma séria de técnicas computacionais.

O programa é tão rápido, que até mesmo nos casos em que a polícia só tem um mandato de busca a apreensão é possível prender o suspeito em flagrante, usando o software. Porque antes os policiais precisavam apreender o equipamento e esperar a perícia analisar todo o conteúdo com o prazo de até 5 (cinco) dias, com o Nudetective isso é feito na hora.

Os peritos que criaram o sistema foram premiados pela Sociedade Brasileira de Ciências de Forense.

E o Suporte Gratuito reforça: não basta só contar com a tecnologia, a vigilância em casa é fundamental. Monitorando o comportamento da criança e o que a criança esta acessando.