No dia 20/11 a Intel divulgou um comunicado informando que as principais plataformas de processamento da empresa possuem problemas com segurança. Pesquisadores independentes descobriram que a vulnerabilidade afeta processadores Intel Core da 6ª, 7ª e 8 gerações, que são os modelos mais utilizados desde 2015.

 

 

Mas não é só isso, a linha Xeon E3-1200 v5 e v6, a W e a escalável, família C3000(Atom), a série de processadores E3900 e a linha Pentium(Apollo) e as séries N e J(Celeron) também foram afetadas. A empresa ressaltou no comunicado que “”Baseado nos itens identificados através de uma revisão completa de segurança, um malfeitor poderia ganhar acesso não autorizado à plataforma, ao recurso Intel ME, e segredos de terceiros protegidos pela Intel Management Engine (ME), pelo Intel Platform Service (SPS) ou pela Intel Trusted Execution Engine (TXE)”.

 

 

Com essa vulnerabilidade, um hacker poderia impactar os recursos de validação de segurança, carregar e executar threads imperceptíveis ao usuário e a máquina, além de travar e deixar o sistema instável. Foi disponibilizada uma ferramente de detecção pela Intel, para que os usuários verifiquem se foram afetados(para saber, clique aqui), mas esse é um recurso para empresas, se o seu caso é pessoa física, deverá ser lançada uma atualização que corrigirá o problema.

 

Para ler o comunicado completo divulgado pela Intel, clique aqui

 

 

 

 

 

Fonte: OD