Hoje a Anatel(Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou que mais de 1,5 milhão de celulares foram bloqueados no país com alegação de roubo, furto ou perda de Novembro do ano passado até Novembro desse ano.

 

 

Esses dados são armazenados no Cemi(Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas(Cemi) que é supervisionado pela agência, mas operado pela ABRTelecom(Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações). O Cemi é um registro de terminais telefônicos e esse ano atingiu a marca de 9,1 milhões de aparelhos em seu cadastro. São duas as formas de um aparelho estar no cadastro, a primeira é em caso de perda, quando o usuário solicita a empresa de telefonia. A segunda é em caso de roubo ou perda, quando há o Boletim de Ocorrência nos DPJs dos estados e do Distrito Federal.

 

 

Em um ano, o número de aparelhos bloqueados aumentou incríveis 21%, segundo a Anatel. A própria Anatel passou a permitir que os aparelhos fossem para o Cemi a pedido das delegacias responsáveis pelo Boletim de Ocorrência. Outra novidade é que antes era necessária, para inclusão dos aparelhos no Cemi, que o usuário informasse o Imei(código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel), mas agora é permitido apenas o número do celular. É bom salientar que esse bloqueio apenas impossibilita o aparelho de fazer ou receber ligações e SMS, não é capaz de incapacitar o celular a acessar internet via Wifi ou armazenar arquivos.

 

 

 

 

Fonte: G1