Depois da polêmica em que a Apple assumiu reduzir a capacidade de processamento dos iPhones para preservar a bateria, muito tem se falado sobre o assunto. Segundo a companhia da Maçã, a prática é feita para melhorar a usabilidade diária, evitando desligamentos inesperados ou travamentos, conforme os recursos do iOS se tornam mais potentes.

Mas, depois de inúmeras reclamações e alguns processos, a Apple decidiu dar um grande desconto para quem quiser trocar a bateria do iPhone mesmo fora da garantia. No Brasil, o valor original da troca é de R$ 449, mas, com o desconto de 69%, o preço reduz para R$ 149, sem a necessidade de testes.

Mas se você acredita que a sua bateria já está precisando se aposentar, você mesmo pode fazer um teste direto do seu iPhone ou computador para descobrir se já está na hora de trocar.

Confira abaixo três formas de descobrir como está a saúde da bateria do seu iGadget:

iMAZING

Disponível para Mac e Windows, o iMazing é um programa que exibe a potência da bateria nas categorias “excelente”, “boa”, “média” ou “ruim”. Além disso, ele permite consultar outros dados técnicos, mostrando ainda quantos ciclos de carregamento já foram feitos.

Para usar, faça o download do iMazing aqui para Windows e aqui para Mac.

Agora, instale o programa em seu computador e, depois de abri-lo, conecte o seu iPhone na porta USB.

Com o programa aberto e o USB conectado no computador, clique no ícone de bateria no canto inferior direito, como mostra a imagem abaixo:

COCONUT BATTERY

Este programa só está disponível para Mac. Bastante parecido com o iMazing, o Coconut Battery precisa apenas da conexão do iPhone com o Mac via USB para mostrar a capacidade da bateria e a contagem de ciclos de carregamento.

BATTERY LIFE

O Battery Life é um aplicativo pra iOS bastante simples e básico, apesar de também contar com a versão premium. Faça o download do app aqui.

O aplicativo é bastante simples. Assim que for aberto, ele já vai exibir o status da sua bateria.

No menu, você ainda pode conferir informações da capacidade da bateria desde o início da vida do celular até hoje, média de tempo que o aparelho executa em cada função, história de check-ups, entre outros dados.

Se você acha que já precisa trocar a bateria, ou talvez precise fazer isso em breve, vale lembrar que a troca com o desconto pode ser feita até o último dia deste ano.