A Apple agora utiliza os serviços de armazenamento do Google Coud para o seu iCoud. É o que indica o Guia de Segurança do iOS, o documento que a empresa usa para explicar quais são as medidas adotadas para garantir a privacidade e a segurança dos usuários e de seus dados.

A Maçã também usa o serviço da Amazon S3 (Simple Storage Service). Até recentemente, dividia seus negócios com o Microsoft Azure, mas o guia indica que a empresa de Bill Gates foi substituída pelo serviço da Google. Essa era uma tendência já planejada em 2016 e que se tornou definitiva em janeiro passado.

No Google Cloud, são armazenados dados como contatos, entradas de calendário, fotos, vídeos, documentos e outros itens salvos no iCloud. A Apple garante que a Google não tem como acessar essas informações e que todo o backup feito pelo usuário segue devidamente protegido.

CRIPTOGRAFIA

Segundo a Apple, os dados são criptografados e divididos pelo iCloud. As chaves e os metadados ficam armazenados na conta iCloud do usuário, enquantos os itens criptografados ficam no S3 e Google Cloud, sem identificação do usuário.

Dessa forma, caso a Google tente acessar os dados salvos na sua plataforma, só veria informações criptografadas, sem condições de decifrá-las e ligá-las a um determinado usuário. Além disso, os dados de um mesmo usuário podem estar espalhados nos dois serviços utilizados pela Apple.

O Google Cloud é utilizado também por empresas como PayPal, Snapchat e Spotify. Esse serviço rende à empresa cerca de US$ 1 bilhão por trimestre. Como comparação, o Amazon S3 gerou receita de US$ 5,11 bilhões no último trimestre de 2017.