A Telebras, empresa estatal de telecominicações brasileiras, acaba de firmar um contrato com a norte-americana Viasat para a ampliação da cobertura de internet de banda larga no Brasil.

Com isso, ambas as companhias utilizarão o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC) para ampliar o alcance da internet de banda larga, operado pela Telebras, além de atuarem na implantação de equipamentos de rede terrestre e de infraestrutura fornecidos pela Viasat.

A nova parceria entra como parte do Programa Nacional de Banda Larga do Governo Federal, cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico do país e garantir acesso à internet de banda larga a todos os brasileiros.

Segundo a companhia americana, as comunicações serão estabelecidades a partir capacidade da banda Ka do satélite, utilizando toda estrutura da Viasat para levar a conectividade a regiões do país que ainda não possuem acesso à internet.

A Viasat, com sede na Califórnia, oferece serviços de banda larga via satélite em todo o território dos EUA, operando nos setores residencial, comercial e governamental, e conta com o faturamento anual de aproximadamente US$ 1,2 bilhão. A empresa americana também informou ter planos para inciar suas operações no Brasil, em um modelo de conexão de redes WiFi via satélite a partir da infraestrutura de conexão do tipo Backhaul.

Os termos comerciais da parceria não foram detalhados, mas espera-se que a iniciativa gere mais de US$ 1 bilhão em receitas no Brasil nos próximos 10 anos. Os primeiros equipamentos da Viasat serão enviados para o Brasil ainda neste mês de fevereiro, com o início das operações previsto para abril de 2018.