Companhia diz que ferramentas teriam copiado recursos do BlackBerry Messenger; No ano passado, Nokia e Qualcomm também foram acionadas pela BlackBerry

BlackBerry está processando o Facebook – dono dos aplicativos WhatsApp e Instagram – por violação de patente nos apps. A empresa canadense alega que as ferramentas teriam copiado as tecnologias do BlackBerry Messenger.

Em processo protocolado na corte federal de Los Angeles, nos EUA, a BlackBerry diz que “os réus criaram aplicativos de mensagem que incorporam as inovações da BlackBerry, usando um número de ferramentas de segurança inovadora, interface de usuário e melhora de funcionalidade.”

SarahMcKinny, porta-voz da BlackBerry, é convicta: “Nós temos uma forte alegação de que o Facebook infringiu nossa propriedade intelectual”, crava. A executiva diz que, após vários anos de diálogo, agora é obrigação da empresa com seus acionistas de buscar medidas legais apropriadas.

Em busca de recursos

O novo processo é parte da estratégia do presidente-executivo John Chen de buscar novos recursos para a companhia, que perdeu espaço no mercado de celulares com o avanço de smartphones de outras marcas.

A companhia tem investido fortemente em software de segurança, além de sistemas para carros autônomos.

O Facebook não é o primeiro alvo da Black Berry. No ano passado, a companhia entrou com ação contra a NokiaAvaya e Qualcomm – nesta última, recebeu US$ 940 milhões.

O que diz o Facebook

Paul Grewal, vice-conselheiro geral do Facebook, afirma que o processo judicial da Blackberry infelizmente reflete o estado atual de seus negócios com mensagens. E promete brigar pelos direitos. “Depois de abandonar os esforços para inovação, a Blackberry agora busca taxar a inovação de outros. Pretendemos lutar”, disse à Reuters.