Com todas as notícias recentes sobre o Facebook por conta do escândalo com a Cambridge Analytica, você pode estar se perguntando: o que exatamente o Facebook sabe sobre mim a partir do meu perfil? Claro, você pode examinar o seu perfil on-line, mas isso não conta a história toda. Uma maneira de ver mais detalhadamente o que o Facebook tem sobre você é baixar os seus dados na rede social.

A habilidade de baixar os seus dados do Facebook não é algo realmente muito novo, mas muitos usuários não sabem que é possível fazer isso. O processo leva apenas alguns minutos; o tempo exato depende do tamanho dos seus arquivos.

Veja abaixo os passos para fazer o download dos dados do seu Facebook. Caso você tenha decidido deixar o Facebook de alguma forma, veja aqui como apagar, desabilitar ou limitar a sua conta na plataforma.

Baixe os dados do seu Facebook 

1-Vá até a sua página no Facebook e clique no ícone de seta no canto superior direito da página. Ele fica localizado ao lado do ícone de Ajuda Rápida (?). Escolha a opção Configurações.

2-Vá até as Configurações Gerais de Conta (ela deverá ser a primeira opção por padrão). Abaixo da lista que inclui o Nome, Sobrenome, etc, busque pelo link que diz “Baixar uma Cópia dos Seus Dados no Facebook”. Clique sobre ele.

3-A página que aparecer a seguir terá um cabeçalho dizendo “Baixe Suas Informações”. Clique no link “Abrir Meu Arquivo”, na cor verde. Você então verá uma notificação dizendo que levará alguns minutos para criar o seu arquivo.

O Facebook enviará e-mails para o endereço que tiver cadastrado no seu perfil para que você saiba que o pedido foi solicitado, e então outro e-mail para te notificar que os dados estão prontos para serem baixados.

4-Verifique o seu e-mail para a notificação de download. Ele terá um link em que você precisa clicar. Isso é feito para ajudar a garantir que a solicitação dos dados é legítima.

5-Após você clicar no link do e-mail, o seu navegador vai voltar para a página Baixe Suas Informações, do Facebook, mas agora com um link Baixe o Arquivo. Clique nele para iniciar o processo de download.

6-Uma janela pop-up será aberta, pedindo pela sua senha na rede social. Digite-a e clique em Enviar para continuar.

7-O download será iniciado. O tamanho do arquivo pode variar, dependendo da quantidade de informações que você colocou no Facebook. Quanto mais ativo você for, maior será o download.

Como acessar e visualizar os seus dados no Facebook

O Facebook fornece os seus dados como um mini website local. Todos os arquivos estão em uma pasta, e se você abrir a pasta, verá um arquivo index.htm. Abra-o, e ele será iniciado no seu navegador.

A primeira página que será aberta é a sua página de Perfil, que te dá um resumo das suas informações pessoais no Facebook. Clique em qualquer um dos links abaixo da sua imagem de perfil para ver o que mais há nos seus dados no Facebook. Alguns pontos em especial você poderá querer ver antes do que outros:

O ponto Mensagens possui um histórico de todas as mensagens que já passaram pelo seu Messenger – mesmo que você não tenha respondido a ela.

Os Anúncios mostram em quais anúncios do Facebook você clicou e quais anunciantes possuem as suas informações de contato.

A opção Aplicativos mostra uma lista dos apps e serviços estão sendo usados juntamente com a rede social.

Vale notar que não é possível editar ou apagar nenhuma informação por meio deste arquivo. Para fazer isso, é preciso acessar diretamente a sua conta no Facebook.

Fonte: IN