Fazer backup é uma daquelas coisas que ninguém lembra até um problema mais grave acontecer e fazer com que você perca todos os seus dados. Os poucos que lembram da prática dizem que não a praticam devido aos altos custos envolvidos na aquisição de equipamentos específicos para o fim, como a compra de discos rígidos extras.

A verdade é que essa realidade já ficou para trás há algum tempo e atualmente é possível guardar os dados mais importantes em serviços de armazenamento na nuvem que não cobram praticamente nada por isso. Inclusive, esse é um dos hábitos que mais vem ganhando popularidade nos últimos tempos, despontando como a primeira “linha de defesa” quando o assunto é se prevenir de catástrofes digitais.

O melhor de tudo é que o usuário não precisa fazer praticamente nada para que suas informações sejam armazenadas nesses serviços, pois eles funcionam de maneira integrada ao sistema operacional, sincronizando todos os arquivos automaticamente. Ou seja, aquela velha desculpa de que não teve tempo não cola mais e a ordem é se proteger para não ser vítima de fatalidades.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 serviços de backup online que você deveria utilizar. Todas as opções trabalham com contas gratuitos e oferecem planos pagos para os que procuram por mais espaço e funcionalidades extras. Confira.

1. Dropbox

Essa é a opção que logo vem à mente de grande parte dos usuários quando falamos de armazenamento na nuvem. No mercado desde 2007, o Dropbox construiu sua reputação ao longo dos anos por oferecer uma solução simples, prática e que funciona de verdade, sem dor de cabeça para os usuários.

Espaço para armazenamento

Grande parte da popularidade conquistada pelo Dropbox se deve à forma como o serviço contabiliza o espaço de armazenamento para suas contas gratuitas. Inicialmente, todo usuário dispõe de 2 GB para armazenar o que quiser, mas pode ganhar mais espaço à medida que cumpre algumas tarefas básicas. É caso, por exemplo, de quando você indica um amigo e ele se cadastra no Dropbox – nesse caso, você recebe 500 MB adicionais para desfrutar -, ou quando conecta sua conta à uma rede social, o que rende 125 MB adicionais. Nessa brincadeira, contas gratuitas podem dispor de mais de 20 GB de armazenamento no serviço.

Principais recursos

Outro destaque do Dropbox é a forma como o serviço se integra ao Windows. Depois de instalá-lo, você perceberá que uma pasta específica será criada no seu PC e tudo o que você colocar ali dentro vai para a nuvem. Essa mesma pasta pode ser acessada de dispositivos como smartphones e tablets sem nenhum problema. De quebra, o serviço conta com um versionador de 30 dias, uma funcionalidade indispensável para quem trabalha com arquivos de texto ou programação – se algo der errado, basta voltar para uma versão que estava funcionando.

Recursos pagos

Embora seja utilizado principalmente por quem não quer gastar um centavo sequer em uma solução do tipo, o Dropbox também disponibiliza um sistema de assinaturas. Nele, os usuários que pagarem uma mensalidade de US$ 10 contarão com 1 TB de armazenamento, além de poder compartilhar arquivos com senhas e validade, entre outras coisas.

Para prestar atenção

Por muito tempo o Dropbox foi criticado pela forma como lidava com a segurança dos arquivos armazenados em seus servidores. Devido às críticas, o serviço se reinventou no que diz respeito a segurança e privacidade e atualmente codifica todos os arquivos utilizando o protocolo AES de 256-bit, além de dispor de autenticação em dois passos.

2. OneDrive

Prata da casa, o OneDrive é a solução da Microsoft para quem procura um lugar para guardar seus arquivos em segurança na nuvem. Embora não seja tão popular quanto o Dropbox, o OneDrive vem ganhando público principalmente por já vir instalado no Windows desde a versão 8 do sistema.

Espaço para armazenamento

Atualmente o OneDrive oferece 5 GB para armazenamento gratuito na nuvem. Amigos indicados e cadastrados no serviço rendem 500 MB adicionais, com limite máximo de 5 GB de espaço obtido gratuitamente dessa forma.

Principais recursos

O funcionamento é bastante similar ao Dropbox e o OneDrive pode trabalhar com todo tipo de arquivo que você imaginar. No entanto, o destaque vai mesmo para a integração do serviço com documentos do Microsoft Office – é possível editar, inclusive colaborativamente, e salvá-los on-the-fly , sem a necessidade de baixar o arquivo para o computador. Ideal para quem trabalha com Word, Excel e PowerPoint todos os dias.

Recursos pagos

Atualmente a Microsoft oferece três planos diferentes para incrementar o espaço disponível na nuvem. O plano profissional mais básico custa R$ 7 mensais e dá direito a 50 GB de armazenamento. Quem precisar de mais, há um plano anual que sai por R$ 24 mensais que libera 1 TB de armazenamento e oferece o Office 365 Personal com
recursos premium do OneDrive. Finalmente, também existe uma espécie de plano familiar, para até cinco pessoas, que sai por R$ 29/mês na contratação anual e libera 1 TB de armazenamento para cada usuário.

Para prestar atenção

Tal qual o Dropbox, o OneDrive cria uma pasta local na máquina do usuário e funciona de maneira completamente integrada no Windows. Contudo, quem preferir pode optar por não contar com essa amarração, podendo desabilitar o recurso no Windows 8.1 e no Windows 10.

3. Google Drive

O Google Drive é talvez o melhor serviço de armazenamento gratuito na nuvem da atualidade. O único problema é que o fato dele ser da Google pode gerar desconfiança em muitas pessoas, principalmente as mais preocupadas com questões de privacidade. Caso isso não seja um problema para você, vale a pena conferir o que tem de bom nele.

Espaço para armazenamento

O Drive oferece 15 GB gratuitos para você guardar o que quiser. O único “porém” é que essa capacidade é compartilhada entre os vários serviços da Google, como Gmail, Photos (quando fazemos o upload das fotos sem compressão) e o próprio Drive. Para quem tem muitos arquivos, essa restrição pode ser um grande inconveniente.

Principais recursos

Uma das melhores coisas sobre o Drive é que ele é multiplataforma. Logo, você poderá acessar todos os arquivos armazenados no serviço em qualquer dispositivo, desde PC, até iOS, passando por Mac e Android. Outro ponto positivo é que o sistema é totalmente integrado ao Docs, abrindo espaço para edição de documentos, planilhas e apresentações sem ter que baixar nada para o dispositivo.

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Recursos pagos

Levando em consideração os demais serviços, o Drive é o que traz a melhor relação custo-benefício para quem quer aumentar a capacidade de armazenamento. Por R$ 7 mensais, o usuário tem 100 GB para guardar o que quiser; caso não seja suficiente, também há planos de 1 TB, 10 TB, 20 TB e 30 TB por R$ 35, R$ 350, R$ 700 e R$ 1.050 mensais, respectivamente.

Para prestar atenção

O grande problema do Drive é justamente o Google. Na teoria, o serviço é um dos melhores, mas o histórico da empresa com questões de privacidade dos usuários não colabora para que ele conquiste os mais antenados nessa questão. Caso isso não seja um problema para você, saiba que o serviço é um dos mais seguros da atualidade.