A bateria é uma peça fundamental do notebook. A periodicidade em que deve ser consertada ou substituída depende dos cuidados que o usuário toma enquanto a usa.

Listamos 3 dicas que te ajudarão a prevenir o rápido desgaste desse equipamento.

Dica 1 – Fique atento à temperatura do laptop

As baterias usadas em notebooks são, em sua maioria, feitas com lítio (Li), um metal alcalino. Tal componente químico, quando exposto a altas temperaturas, tem seu desgaste acelerado e deixa de atingir sua melhor performance.

Para evitar o superaquecimento de seu computador, evite obstruir as entradas e saídas de ar do sistema de resfriamento. Um outro caminho para driblar o calor da máquina é investir em uma base refrigerada. Realizando limpezas internas periodicamente você também evitará a geração de calor excessivo.

Dica 2 – Não guarde o notebook com pouca bateria

Carregue a bateria do aparelho antes de descontinuar o uso por semanas ou meses. Agindo assim, você evitará que a máquina chegue a 0%. O local de armazenamento do equipamento deve ter temperatura agradável, para evitar, também, o aquecimento do lítio presente na bateria.

Dica 3 – Evite usar o aparelho conectado à tomada

Existe um circuito de segurança presente na bateria que detecta a conclusão do carregamento da mesma. Ao atingir 100%, a passagem de energia é fechada, evitando assim uma possível sobrecarga.

A energia bloqueada e inutilizada se dissipa em forma de calor que, como previamente citado, diminui a vida útil e compromete o perfeito funcionamento da bateria. Sendo assim, evite manter o seu notebook conectado à fonte de energia o tempo todo.

Fontes: TT, Clube do Hardware

Imagem: Google