Os dia de glória do Facebook podem estar acabando aqui no Brasil. Em pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha, foi constatado que o número de usuários do Facebook está diminuindo. Segundo os dados, em novembro de 2017, 61% dos entrevistados disseram ter conta no Facebook. No inicio desse mês de abril, o número caiu para 56%.

Apesar dessa queda, o Facebook continua como a segunda rede social mais usada pelos brasileiros, perdendo apenas para o WhatsApp que possui 69% dos usuários entrevistados. Em terceiro lugar vem o Instagram, com 35%. O Twitter, a unica rede social que não pertence ao Facebook, ocupa o último lugar desse ranking com apenas 14%.

MOTIVOS

Um dos motivos para esse declínio é o aumento da desconfiança do brasileiro em relação as redes sociais. Ainda segundo o Datafolha, 21% não tem nenhuma confiança nas notícias veiculadas nas redes sociais, 63% confiam apenas em algumas, 5% acreditam na maioria e 2% que acreditam em todas elas.

Além disso, os recentes escândalos envolvendo a rede social por conta de vazamento de dados e o aumento das fake news também contribuíram para essa diminuição.

O levantamento dessa pesquisa foi feito entre os dias 02 e 03 de abril, e ela contou com mais de 2.000 entrevistados espalhados em 130 municípios.

Acompanhe o nosso blog para saber mais!

Fontes: Folha, Olhar Digital, TM, Metropoles

Imagem: Google