Dois terços da população mundial estão conectados por dispositivos móveis, de acordo com dados da GSMA.

Este marco de 5 bilhões de assinantes móveis foi alcançado no segundo trimestre de 2017. Em 2020, quase 75% da população global  estará conectada por celular.

Aqui estão as principais soluções do relatório:

  • Os smartphones continuarão a gerar novas assinaturas móveis. Até 2020, os novos usuários de smartphones representarão 66% das novas conexões globais. 
  • Os mercados em desenvolvimento representarão a maior parcela do novo crescimento da assinatura móvel durante o período de previsão. Quarenta por cento dos novos assinantes serão derivados de cinco mercados: Índia, China, Nigéria, Indonésia e Paquistão. 
  • Mas o crescimento do celular está diminuindo. Levou cerca de quatro anos para atingir 5 bilhões de usuários móveis, em comparação com os três anos e meio necessários para atingir 4 bilhões. Isso sugere que vai demorar mais para chegar a 6 bilhões de usuários. 

Dois terços dos 3,7 bilhões de consumidores que não estão conectados à internet, estão dentro do alcance de redes 3G ou 4G. Isso sugere que o custo do dispositivo, a falta de aplicativos, de conteúdo relevantes e não saber como usar o dispositivo, são as principais barreiras à adoção de dispositivos móveis.

No entanto, as empresas de tecnologia estão visando mercados emergentes para garantir que a adoção de dispositivos móveis e o uso da internet continuem a crescer. Por exemplo, os marcadores locais de smartphones na China, como Oppo, Vivo e Xiaomi, Micromax estão construindo smartphones muito acessíveis para consumidores em seus respectivos mercados e no exterior. E a Google e a Apple estão criando centros de desenvolvedores de aplicativos em mercados emergentes, como Bangalore na Índia, o que poderia aumentar o volume de aplicativos localizados.

Fonte: TM