Finder do MAC
Ao criar uma nova janela do Finder, sua posição, tamanho e outros atributos podem não estar de acordo com as preferências do usuário. Para mudar esses padrões ao abrir janelas, crie uma nova (ao pressionar Command+N ou clicando em Arquivo, Nova Janela do Finder) e faça os ajustes desejados (mude o tamanho, mude de lugar, altere o modo de visualização, entre outras mudanças).

Independente da alteração que for feita, é obrigatório redimensionar a janela (mesmo que somente para retornar ao tamanho original) para que essa dica funcione. Depois disso, sem fazer mais nada, feche a janela. De agora em diante, cada janela do Finder irá abrir com os atributos que foram especificados pelo usuário.

Exiba arquivos e pastas ocultos
Normalmente, o Finder não exibe todos os arquivos do Mac; muitos itens que são visíveis para o sistema Unix do OS X não são mostrados. Para mostrar esses arquivos ocultos, abra o Terminal (ele pode ser encontrado em Aplicativos, Utilitários), digite defaults writhe com.apple.Finder AppleShowAllFiles YES e pressione Return. Abra o menu da Apple, escolha Forçar Encerrar e, em seguida, selecione o Finder e clique Reiniciar. Para reverter esse processo, repita o mesmo comando, substituindo o YES por NO.

Compartilhe arquivos entre Macs
Para compartilhar arquivos entre dois Macs em uma mesma rede, abra as Preferências do Sistema em ambas as máquinas e vá no ícone Compartilhamento. No painel do lado esquerdo, habilite a caixa Compartilhamento de Arquivos; isso deve fazer com que um Mac fique visível para o outro.

Abra uma nova janela do Finder no outro Mac e procure a seção Compartilhado na barra lateral; a máquina na qual o compartilhamento foi ativado deve estar visível (também é possível chegar a essa opção a partir do item Ir, Rede, no menu do Finder). Para conectar-se com o outro Mac, clique no nome do dispositivo na barra da ferramenta (ou dê um clique duplo na janela de Rede).

No canto superior direito da tela, clique no botão Conectar Como e entre com usuário e senha do outro computador, para que sejam exibidas várias pastas da máquina remota, incluindo o disco root e a pasta home. Pressione Recordar esta senha nas minhas chaves para que não seja necessário entrar com esses campos novamente.
findercompartilhar

Salve a senha do outro Mac nas chaves do sistema, caso a conexão com essa máquina seja frequente

Vale lembrar que há outras quatro maneiras de compartilhar arquivos no Mac

Dropbox: Faça upload desses arquivos para o Dropbox ou outro serviço de armazenamento online que use pastas públicas.

Google Docs: Envie o arquivo para o Google Docs e, a partir do site, configure as permissões do documento de acordo com as suas necessidades.

Entre outras maneiras disponíveis na internet.