foto: revista época

foto: revista época    

Vamos falar sobre nanotecnologia, pode parecer difícil,mas ela está presente no nosso dia a dia;

A nanotecnologia é o estudo de manipulação de matéria, o processo de controle e entendimento da matéria em nanoescala, isto é, uma medida, como o metro e o centímetro, mas a nanoescala equivale a um bilionésimo de metro.

O nome nanotecnologia foi dado em função dos materiais pequenos usados para montar essa alta tecnologia.

 Por ter uma escala tão pequena, isso a torna bem difícil de ser manipulada, e é por essa razão que poucos laboratórios e indústrias trabalham com ela.

Hoje podemos encontrar a nanotecnologia em várias áreas, como na medicina, em computadores, e celulares, por exemplo, ela é capaz de criar materiais mais robustos, e que duram por mais tempo.

Além disso, ela trás soluções com menos impacto para o meio ambiente, e foi responsável pela criação de finas películas para óculos, e computadores, que os protege de arranhões e antirreflexo.

A nanotecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, sabe o seu smartphone? Ou a televisão da sua casa? Elas podem conter a nanotecnologia!

Com ela as telas dos smartphones e TVS ganharam mais qualidade, com displays OLED, eles oferecem mais brilho, melhoram a imagem, e até reduzem o consumo de energia.

Mas não é só isso, atualmente cerca de 800 produtos usam a nanotecnologia, como processadores, placas de vídeo e outros, mas esse número pode crescer cada dia mais.

Entretanto, não é só para informática, daqui a pouco tempo esse tipo de tecnologia vai estar fora da sua casa, cientistas já estudam o uso dela na construção civil, para criar soluções que durem mais, como concreto, aço e até asfalto.

Para outros estudiosos, vai chegar o dia em que a nanotecnologia será capaz de ajudar na saúde humana, com tratamentos mais eficazes e com menos danos.