A Intel irá adquirir a Movidius, que é desenvolvedora de diversos produtos e chips para acelerar o processamento de visão computacional. A compra traz sistemas de baixo consumo de energia, assim sendo capazes de reconhecer imagens captadas por câmeras.

Os produtos da companhia já adquirida são embarcados em drones como soluções da provedora de ferramentas para imagens térmicas Flir Systems.

Os chips da empresa ajudam computadores a descobrirem o que as câmeras “estão vendo” através de um pequeno conjunto de tarefas que podem ser executadas de forma paralela.

Alguns sistemas já fazem isso utilizando GPUs (processadores gráficos), porém, essa abordagem consome mais energia. Essa questão não representa um problema para aplicações estáticas, com acesso a rede de eletricidade ou em automóveis com grandes baterias.

Os aparelhos pequenos como drones são bem mais sensíveis com relação ao consumo de recursos. E a Movidius afirma que uma de suas unidades de processamento de visão, a Myriad 2, foi desenhada para consumir 1 watt apenas.

intel-logoJosh Walden, vice-presidente de novas tecnologias da Intel, afirma que vê potencial para os produtos da empresa adquirida para aplicação também em sistemas de realidade aumentada, virtual e mista, robôs ecâmeras de segurança.

Mas a aquisição não se resume ao hardware. Segundo o executivo, a transação também contempla uma série de algoritmos da Movidius, que fortalecem a gigante de componentes nas frentes de deep learning, navegação, mapeamento e interações naturais.

 

Imagem: intel.com

Fonte: idgnow