Hoje em dia são tantas informações e novidades que a distração se torna cada vez mais constante. Porém, não podemos nos descuidar quando o assunto é segurança. Não há nada melhor do que poder mexer em seu aparelho sabendo que está sã e salvo de pessoas maldosas que estão escondidas atrás de telas de computadores.

São várias as maneiras de uma informação ser colocada em risco na internet, mas três definições são fundamentais: fraude, roubo e vazamento. Abaixo listamos alguns alertas que você precisa saber:

A tentativa de fraude é a forma mais simples de ter os dados roubados. Se você acessar a aba “spam” do seu email, você irá perceber quantas são as mensagens em nome de bancos, instituições financeiras e até mesmo organizações sem fins lucrativos.

fonte: entrarlogin

fonte: entrarlogin

Isso é chamado de phishing, que é nada mais nada menos que  simular ser outra pessoa ou empresa, para forçar o usuário a realizar alguma ação.

Existem inúmeros modos de explorar o phishing: desde e-mail falso confirmando compra de passagem aérea até mensagens em nome de bancos avisando sobre cobranças que não existem. Inclusive, alguns desses e-mails contém links para vírus. Portanto, é bom sempre desconfiar.

Quando você acessa um site que pede suas informações bancarias, supostamente para acessar a sua conta, e depois descobre que valores foram transferidos sem o seu consentimento, telefone para o 190 imediatamente, porque isso é caso de roubo.

A mesma desconfiança vale na hora de realizar compras na internet. Procure lojas de confiança, conhecidas, ou pelo menos que tenham sido recomendadas. Se você não conhece aquela loja que está fazendo um precinho bem camarada, faça uma pesquisa rápida e logo logo você já saberá se vale a pena ou não investir no produto.

Por fim, o vazamento de informações. É quando o criminoso não se contenta em ter seus dados, mas faz questão de divulga-los por toda a rede. É bom tomar muito cuidado na hora de fazer downloads de lugares desconhecidos, pois é um dos lugares preferidos dos hackers para invadirem o seu computador.

Mantendo sempre o olhar desconfiado sobre tudo o que acontece na internet, você com certeza evitará grandes decepções.