Uma dúvida que aparece constantemente entre usuários iniciantes, é se o fato de desligar o roteador quando não estiver usando, causa algum dano para o aparelho ou economiza energia.  Saiba alguns pontos negativos e positivos de manter o roteador ligado durante a noite ou enquanto viaja:

Por que deixar ligado?

O primeiro motivo é o fato da comodidade. É mais vantagem você possuir acesso à internet a qualquer momento que desejar, do que toda hora que precisar ir até o roteador para ligá-lo. Há vantagem também em casos de emergência, a maioria dos roteadores quando ligados demoram certo tempo para sincronizar o sinal. Esses minutos de sincronização podem fazer diferença.

fonte: freepik

fonte: freepik

A economia de energia quando desligado realmente acontece, porém é de poucos reais. Aparelhos como estes consomem pouca energia.

Por que desligar?

Em questão de conservação, desligá-lo pode prevenir que sofra com picos de luz e assim queime ou sofra com algum dano durante uma tempestade de madrugada, por exemplo.

A maioria dos roteadores contam com uma memória interna justamente para isso:  quando for religado, a última configuração será ativada. Ou seja, é muito difícil um roteador dar problemas de configuração ao ser desligado.

A segurança também é um motivo para deixar o modem desligado quando não está em uso. Uma pesquisa de uma desenvolvedora de antivírus constatou que mais da metade dos roteadores no Brasil usam as configurações de fábrica. Ou seja, estão vulneráveis a invasões. Assim, se você não entende muito de redes a melhor opção pode ser desligar o aparelho quando não estiver em uso para prevenir ataques e zelar pela segurança do seu Wi-Fi.

Fonte: techtudo